Translate

segunda-feira, 31 de março de 2008

A difícil arte de não pecar

Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. (Romanos 7:19)

Como é difícil não pecar. É muito mais fácil fazer o que desagrada a Deus do que aquilo que O agrada. Vivemos uma crise ética não tanto por não sabermos o que é errado, mas por não termos coragem de fazer o que é correto. O que é pecado? “Toda injustiça é pecado” (1 João 5:17). E como o ser humano é injusto. Que o Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nós!

sexta-feira, 28 de março de 2008

O passado é passado _ Comentários

Antes de tudo, obrigado pela participação de todos. O debate sobre este tema tem sido edificante. Contudo, é interessante notar como nem sempre lemos o que está realmente escrito. Algumas pessoas entenderam que eu desprezo o meu passado, quando na verdade eu escrevi que “foi bom fazer parte do Dominó, apresentar o Gospel Line, etc., mas já passou. Agora, é seguir em frente. Não supervalorize o seu passado, viva o presente”. Ou seja, disse que não devemos supervalorizar o passado, não disse que não devemos dar a ele o seu devido valor. É claro que valorizo tudo o que vivi e valorizo as bênçãos que Deus me deu no passado, sou agradecido até pelos sofrimentos. Advogo que se deva dar o valor devido a todas as coisas, inclusive ao passado. Porém, o valor devido, nada além disso.

quinta-feira, 27 de março de 2008

O passado é passado

“...esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Fp 3:13b,14.

Algumas pessoas perguntam por que eu não falo muito sobre o meu passado. Simples, porque o passado já passou. Foi bom fazer parte do Dominó, apresentar o Gospel Line, etc., mas já passou. Agora, é seguir em frente. Não supervalorize o seu passado, viva o presente. Deus tem muito mais bênçãos para aqueles que estão em Cristo Jesus. Olhe para a frente e que Deus te abençoe!

quarta-feira, 26 de março de 2008

Um pensamento sobre o ministério pastoral

“Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho”. 1 Pedro 5:3.

Há um aspecto subjetivo do ministério pastoral que não pode ser esquecido: a influência exercida pelos líderes espirituais sobre os seus liderados. Tal influência é enorme e, por isso, creio ser um grande desafio para o pastor não ceder à tentação de se transformar em um manipulador de vidas. Diante da carência existencial e espiritual da humanidade do século XXI, o ministério pastoral deve ser uma espécie de farol para o qual os náufragos da pós-modernidade possam olhar e encontrar um rumo para suas vidas.

terça-feira, 25 de março de 2008

Idolatria

Ontem eu assisti uma reportagem sobre uma procissão para um determinado santo. Achei interessante o comentário de um homem dizendo mais ou menos o seguinte: “Se Jesus me confiou esse santo, farei o possível para a festa do ano que vem ser melhor ainda”.

Desconhecimento bíblico, é o que posso dizer. Para a doutrina da Igreja Romana, homens comuns que tiveram uma vida piedosa, após a morte, seriam capazes de interceder a Deus em favor dos vivos. Contudo, a Bíblia diz:

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo. 1 Tm 1:5,6.

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 1 João 2:1.

E sobre a adoração ou veneração de imagens, veja:

O carpinteiro mede a madeira com uma linha e faz um esboço com um traçador; ele o modela toscamente com formões e o marca com compassos.

Ele o faz na forma de homem, de um homem em toda a sua beleza, para que habite num santuário.

Ele derruba cedros, talvez apanhe um cipreste, ou ainda um carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores da floresta, ou plantou um pinheiro, e a chuva o fez crescer.

É combustível usado para queimar; um pouco disse ele apanha e se aquece, acende um fogo e assa pão. Mas também modela um deus e o adora; faz uma imagem e se encurva diante dela.

Metade da madeira ele queima no fogo; sobre ela ele prepara sua refeição...

Do restante ele faz um deus, seu ídolo; inclina-se diante dele e o adora...

Eles nada sabem,nada entendem; seus olhos estão tapados...

Ninguém pára para pensar... “Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira?”

Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de salvar a si mesmo ou de dizer: “Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira?”. Isaías 44:13-20.

Com todo o amor e respeito por aquele homem e por sua liberdade religiosa, discordo teologicamente do seu pensamento, totalmente.

Paixão ou amor?

Patrícia, sobre o que você me perguntou, penso o seguinte:

Quando penso em paixão, penso em algo arrebatador, incontrolável e... passageiro. Veja algumas definições de paixão encontradas no Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: “1. Sentimento ou emoção levados a um alto grau de intensidade, sobrepondo-se à lucidez e à razão; 3. Afeto dominador e cego; obsessão; 4. Entusiasmo muito vivo por alguma coisa”. Você compreende o que eu quero dizer?

O amor não é superficial, pelo contrário, é profundo, sólido, é um relacionamento sério. Se não fosse assim, a Bíblia não diria que o amor: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece” – 1 Co 13:7,8.

Creio que o correto é dizer que amamos a Deus e não que estamos apaixonados por Ele, se é que de fato O amamos.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Amor de fã "versus" amor de filho

Neste final de semana eu preguei na Igreja do Evangelho Quadrangular da Vila Zezé, na cidade de Jacareí.

Preguei o sermão “Amor de fã versus amor de filho”, sermão que em resumo diz que a qualidade da adoração que oferecemos a Deus está intimamente ligada ao sentimento que nutrimos por Ele. Não posso amar a Deus sem compreender quem Ele é e o que Ele deseja de mim. Um cristão não é fã de Deus, é filho de Deus.

Quero deixar meu abraço e agradecimento ao irmão Rogério e ao Pr. Leopoldo, Deus os abençoe! Muito obrigado também à toda a igreja pelo carinho com que nos receberam. A paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês!

sexta-feira, 21 de março de 2008

Páscoa cristã

Nossa palavra portuguesa “páscoa” é derivada da palavra hebraica “pasach”, que significa “saltar por cima” ou “passar por sobre”.

A páscoa foi instituída quando o anjo da morte passou por sobre as casas marcadas com o sangue do cordeiro pascal, porém matou os primogênitos dos lares que não estavam marcados com esse sangue. Confira Êx 12:21 e ss. Foi a última praga divina lançada sobre o Egito. Logo após, o povo de Israel foi liberto da escravidão e partiu para Canaã.

Jesus Cristo também comemorou a páscoa, mas em sua última ceia conferiu um novo significado a ela. Assim, a morte e a ressurreição de Cristo, ocorridas exatamente no período da páscoa, são eventos primordiais para os cristãos. Jesus é o “Cordeiro pascal”, pois nos concede expiação dos pecados e livramento dos inimigos de nossa alma.

Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado – 1 Co 5:7b.

Em Cristo, encontramos um êxodo que nos liberta da velha vida e de sua escravização ao pecado. Em Cristo, todos os homens podem tornar-se filhos de Deus:

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos – Gl 4:4,5;

transformados segundo a imagem do Filho:

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos – Rm 8:29;

e então participantes da natureza divina:

Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça – 2 Pe 1:4.

Não pertencemos mais a este mundo, esperamos o dia em que chegaremos à Cidade celeste, nossa pátria prometida.

Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido – Ap 21:2.

quinta-feira, 20 de março de 2008

O retorno

E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? Jesus respondeu... Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mais ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores... Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Mateus 24:3,6-8,12,13

Crise no Tibete. Cinco anos de guerra no Iraque. Terremoto na costa dos Estados Unidos e Filipinas. Uma garota de 12 anos sendo torturada em Goiânia. Fome? Dê uma olhada na matéria “Mudança climática vai minar combate à pobreza, diz ONU”, publicada no site do Estadão: http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac86393,0.htm e depois me diga: tudo isso não faz a gente pensar sobre as palavras de Jesus, sobre seu retorno e sobre seu julgamento?

terça-feira, 18 de março de 2008

Profissionais competentes, mães despreparadas

O que aconteceu com a menina de Goiânia me fez pensar. Você já percebeu como a família foi relegada a um segundo plano na sociedade brasileira? Isto fica ainda mais claro quando pensamos na educação que nossa geração recebeu.

Hoje vemos homens e mulheres sendo treinados exaustivamente para se tornarem excelentes profissionais para o mercado de trabalho, mas quantos são educados para serem pais?

Vejo mulheres que são excelentes profissionais, mas que não têm a mínima noção do que é ser mãe ou esposa. O mesmo se aplica aos homens, tenho que admitir, pois alguns só pensam em amantes e aventuras ou em trabalho e dinheiro. Mas eu pergunto, e a família?

Não é a família mais importante do que tudo isso? Ser pai e esposo, mãe e esposa, não é infinitamente mais relevante do que ser advogado, médica, empresária ou executivo?

Herança do SENHOR

Acabo de tomar conhecimento de uma barbárie cometida contra uma criança. Em Goiânia, uma empresária da construção civil foi presa acusada de torturar uma menina, de 12 anos, encontrada acorrentada pelos policiais. A pobre garota tinha sinais tortura. Na TV foi noticiado que a menina era sua filha adotiva. Só tenho a dizer o seguinte:

A Constituição Federal, em seu artigo 227, proclama que: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-la a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Diz ainda o parágrafo sexto do referido artigo: “Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmo direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação”.

Já o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza em seu artigo 15 que: “A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis”. E no artigo 18 enfatiza que: “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”.

Porém, o mais importante de tudo é o que a Bíblia Sagrada diz a respeito: “Os filhos são herança do SENHOR, uma recompensa que ele dá”, Salmo 127:3.

Não se pode tratar a herança do SENHOR dessa maneira. Assista ao vídeo sugerido.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Trampolim


Recentemente eu divulguei um texto que escrevi no portal Guia-me. Achei interessante publicá-lo aqui no blog também.

Trampolim

Existe um livro sobre adoração que eu sempre indico, chama-se “O coração do artista”, de Rory Noland, editora Ekklesia. Rory traz à tona um fato que, infelizmente, também ocorre em nosso país: músicos usando a Igreja como um trampolim para a fama.

Estamos falando daqueles músicos que em um primeiro momento até manifestam o desejo de adorar ao Senhor com seus talentos e de fato o fazem. Mas pouco tempo depois já estão correndo como doidos atrás de alguma gravadora ou disputando o primeiro lugar em um programa de calouros. Ou, pior ainda, passam a cobrar 10 mil reais por sua participação em um culto evangélico onde a entrada é gratuita!

Creio firmemente que devemos ter uma posição muito clara a respeito dos dons e talentos que recebemos de Deus. Se você sonha com uma carreira musical de sucesso, desejo que Deus te abençoe em sua empreitada. Precisamos de bons músicos cristãos fazendo a diferença no cenário artístico nacional. Se por outro lado você deseja exercer um ministério de adoração, também desejo que o Senhor Jesus te abençoe em sua jornada. Mas, por favor, decida-se! Não finja ser um ministro quando na verdade você é apenas um artista cristão. Não tente ser um artista cristão quando na realidade você foi chamado para ser um ministro de Deus.

Não tenho nada contra a indústria musical, ela também tem sido usada pelo Espírito Santo. O que quero frisar é o uso que temos feito dela. O que nós desejamos acima de tudo? Sucesso ou glória para Deus? Afinal, eu não preciso gravar um CD para louvar a Deus, ou preciso?

Só existem duas opções: ou você decide ser um bom músico cristão e passa a lutar pelo lucro e sucesso no meio artístico secular, ou decide ser um bom ministro cristão e passa a trabalhar para a glória de Jesus Cristo, sem buscar o lucro e o sucesso, ainda que venha alcançá-los. Então, o que você decide?

Quem sou eu?


NILL integrou o grupo Dominó na década de 80, famoso grupo musical que impactou o Brasil com seu trabalho voltado para o público infanto-juvenil.

Logo após a sua saída do conjunto começou uma carreira solo, carreira que se estendeu até o ano de 1993.
Gravou 05 discos em sua carreira artística e 04 discos em seu ministério de adoração e evangelização. Recebeu diversos prêmios referentes ao seu trabalho musical.Durante sua carreira artística recebeu 05 discos de ouro e 04 discos de platina da gravadora Sony Music, pela vendagem superior a 1.500.000 cópias, tendo inclusive lançado um disco na Espanha. Nesse período teve uma grande participação no cinema nacional, contracenando com grupo humorístico Trapalhões em diversos filmes: Os Fantasmas Trapalhões; Os Heróis Trapalhões; O Casamento dos Trapalhões; Os Monstros Trapalhões; A Árvore da Juventude e Escola Atrapalhada. Nestes filmes atuou ao lado de Angélica, Cristiana de Oliveira, Augusto Liberato, Luma de Oliveira, dentre outros grandes nomes do meio artístico brasileiro.
Em 1991 lançou seu primeiro disco solo pela Sony Music.

Em 1993, abandonou o meio artístico e voltou a residir no Vale do Paraíba. Neste mesmo ano foi contratado pelo sistema Bandeirantes de Rádio, apresentando dois programas (um diário e outro semanal) na Rádio Clube AM de São José dos Campos - SP. É radialista formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.
NILL, hoje com 39 anos de idade, é cristão desde 1980. Devido a pressões familiares afastou-se da igreja durante a adolescência, voltando para os braços do Senhor Jesus Cristo em 1992, tendo sido batizado no dia 02 de outubro de 1993.Em 1995 gravou seu primeiro CD evangélico chamado Com Amor, produzido pela gravadora Adonai Records. Neste mesmo ano fez uma turnê pelos Estados Unidos, visitando diversas igrejas em diferentes estados para promover seu CD, mas, principalmente, para divulgar as boas novas de Jesus Cristo.Em 1998 lançou seu segundo CD, Nill, pela gravadora Line Records. Com este trabalho foi considerado pelo público evangélico o melhor intérprete gospel do ano de 1999, sendo premiado com o Troféu Talento na categoria “intérprete masculino”. Recebeu também outro prêmio de grande valor, o Troféu Ômega, concedido aos melhores da música gospel do ano 2000.Em 2000 lançou o CD Uma História, produzido por Cleberson Horsth, tecladista do conjunto Roupa Nova. Com esse disco, Nill recebeu 04 indicações para o Troféu Talento de 2002: cantor do ano; música do ano; videoclipe do ano e melhor arranjo, categoria em que foi premiado.Apresentou por cinco anos, de 1997 a 2002, o programa Gospel Line, exibido pela Rede Record e pela extinta Rede Mulher de Televisão.Em 2004 viveu em Londres e ministrou aulas de discipulado cristão, canto e violão.Em 2006 lançou o livro Nova Vida ao Lado do Salvador, onde relata a sua experiência de conversão ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Em 2010 lançou uma reedição pela Editora AD Santos.É evangelista, consagrado pelo bispo Toledo da Igreja Episcopal da Restauração de Taboão da Serra - SP, com grande experiência evangelística no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.

NILL foi professor de adolescentes e vice-superintendente da Escola Bíblica Dominical. Em 2007 trabalhou como Professor de Teologia tendo ministrado aulas de Análise de Isaías, Cartas Pastorais, Cartas Paulinas, Hermenêutica e Homilética.É formado em Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba – CETEVAP; advogado, graduado em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP e Pós - Graduado em Direito Público pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL.
Em 2009, foi consagrado a pastor pela Primeira Igreja Batista de Araucária, Paraná.

Em 2010, assumiu a coordenação do louvor do ministério dos homens da Primeira Igreja Batista de Curitiba, da qual é membro.

É também professor de Direito da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná.
NILL recebeu do Senhor um ministério interdenominacional, no qual viaja com sua equipe pelo Brasil e por outros países participando de diversos eventos cristãos, louvando a Deus, pregando a Palavra e testemunhando o que o Senhor Jesus Cristo fez e faz em sua vida.