Translate

sábado, 15 de agosto de 2009

Crer e raciocinar

“Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus”. (Mateus 4:5-7)

Recebi mais um e-mail tratando do assunto da estratégia adotada por algumas igrejas evangélicas no combate à disseminação da gripe H1N1. Creio, mais uma vez, ser interessante compartilhar contigo a resposta oferecida:

“Querido senhor, graça e paz!

De antemão, agradeço seu respeito e carinho.

Insisto em afirmar que há um erro hermenêutico em suas colocações e gostaria de sugerir um estudo mais apurado do contexto dos textos que o senhor mencionou em seu e-mail.

Pelo que pude compreender, sua consternação gira em torno da fé do povo cristão em frente à uma dificuldade.

Creio que não há dúvidas de que, mesmo frente à morte, o cristão deve permanecer fiel à sua fé na pessoa e obra do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

No entanto, no caso em debate, a questão é diversa. Há uma pandemia e a Igreja é confrontada com a seguinte situação: como pessoas que crêem no Deus Todo-Poderoso reagem diante de uma enfermidade?

Bem, creio que estou correto ao afirmar que o cristão crê firmemente que o Senhor Jesus Cristo é o Deus Todo-Poderoso, capaz de curar qualquer doença e guardar todo aquele que Nele firmar a sua fé.

No entanto, creio também que o Senhor Jesus Cristo nos ensina a sermos cautelosos e termos uma fé racional (Rm 12:1), sendo Ele próprio nosso maior exemplo.

Se alguém duvidasse da nossa fé em Cristo e nos desafiasse a enfrentar a gripe H1N1 de peito aberto, sem qualquer restrição ou prevenção, o que deveríamos fazer?

Se alguém lhe dissesse: Você não crê em Deus? Deus não é o Todo-Poderoso? A Bíblia não diz que Ele envia anjos para proteger os que Nele crêem? Então pule do pináculo do templo, se é que você realmente crê que Deus é o Todo-Poderoso, que a Bíblia é a sua Palavra e que os anjos lhe protegerão!

O que o nós faríamos?

Bem, eu posso dizer o que o Senhor Jesus Cristo fez: Ele não caiu no laço do diabo, não aceitou suas provocações, não pulou do pináculo do templo e não pecou contra o Pai. Ao invés disso, respondeu com a Palavra de Deus (Dt 6:16 ): 'Não tentarás o Senhor teu Deus'. (Mateus 4:7).

Não tenho a pretensão de convencê-lo, pois sei que isto apenas o Espírito do Senhor Jesus Cristo pode fazer. Apenas desejo compartilhar contigo a interpretação bíblica que julgo correta.

Acrescento ainda, para seu conforto, que no que se refere à nossa comunidade, o Corpo de Cristo continua a se reunir, embora em menor número. E que, se Deus quiser, logo restabeleceremos por completo nossas atividades, incluindo os cultos dominicais.

Desejo que as bênçãos do Senhor Jesus Cristo sejam derramadas sobre sua vida e que possamos desenvolver uma amizade firmada no amor do Pai.

Abraços,

Pr. Nill”.

Um comentário:

  1. Amo o cuidado e o zelo que o Senhor tem com os seus filhinhos. Amo a sabedoria do Senhor. Deus é bom. Que Ele abençoe,tremendamente, seus filhos, mais e mais...Paz e graça.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.