Translate

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Placas interessantes

Na minha recente visita à cidade de Porto Alegre, passei pela Igreja Batista Monte Serrá e me surpreendi com a criatividade e ousadia das placas que estão bem na frente do prédio da igreja, vejam:



O que mais posso dizer? Amém!

Deus os abençoe!

Pr. Nill.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi e a Bíblia

Hoje é comemorado em todo o Brasil pela Igreja Católica Romana o feriado de "Corpus Christi".

De acordo com a Igreja Católica Romana, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi para os católicos romanos – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.

"Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue". (extraído do site http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=234011 em 23.06.11).

Sobre a origem da festa, temos a seguinte informação:

"A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças". (extraído do site http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=234011 em 23.06.11).

Ocorre que, na verdade, tal festa não possui respaldo bíblico. Respeitando-se as regras da hermenêutica sacra, não é possível chegar à conclusão de que pão se transforma em carne e vinho em sangue de Cristo.

Tanto é que mesmo a Igreja Católica Romana não sustenta seu costume de comemorar o "Corpus Christi" na Bíblia, mas em uma visão que uma freira teria recebido depois de 1.200 anos do início do cristianismo.

Quanto ao texto utilizado para fundamentar tal prática, evidentemente em nenhum momento Cristo ensinou o canibalismo.

Quando tentando pelo diabo, Jesus Cristo disse: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’" (Mateus 4:4).

João diz, inspirado pelo Espírito Santo, sobre Jesus Cristo: "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus ... Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:1,14).

No capítulo 6 do Evangelho escrito por João, de onde a igreja romana utiliza alguns versículos para justificar a comemoração do "Corpus Christi", Jesus afirma ser o pão celestial, "o pão vivo que desceu do céu" (João 6:41, 51).

Logo, Jesus Cristo é a Palavra de Deus encarnada, a Palavra que se fez homem. Tudo que pode ser conhecido e dito a respeito de Deus se encontra em Cristo, porque Ele é o próprio Deus.


Ao dizer que o ser humano não viverá apenas do alimento físico (nem só de pão), mas também do alimento espiritual (de toda palavra que procede da boca de Deus), Cristo afirma que temos que alimentar nosso espírito com seus ensinamentos.

Assim, as palavras de Jesus Cristo sobre "comer sua carne" e "beber o seu sangue" são uma figura de linguagem, com o significado de que o que alimenta nosso espírito é nossa fé Nele.

Quem tiver fé em Cristo, quem viver segundo seus ensinamentos, quem entregar sua vida a Ele, "quem comer este pão viverá para sempre" (João 6:58).

Faz parte dos princípios batistas o seguinte entendimento sobre o assunto:

"A ceia do Senhor, observada através dos símbolos do pão e do vinho, é um profundo esquadrinhamento do coração, uma grata lembrança de Jesus Cristo e sua morte vicária na cruz, uma abençoada segurança de sua volta e uma jubilosa comunhão com o Cristo vivo e seu povo". (extraído do site http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=16&limitstart=4 em 23.06.11).

É por tudo isso que os cristãos oriundos da Reforma Protestante não comemoram o "Corpus Christi", comemoram apenas a Ceia do Senhor onde o pão e o suco de vinho são uma representação do sacrifício de Cristo, um símbolo, para não nos esquecermos do que nosso Deus fez por nós e do que Ele fará quando retornar à Terra para consumar seu reino.

Deus os abençoe!

Pr. Nill.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jovens e sexualidade

Neste final de semana participei de um acampamento promovido pela Igreja Batista Monte Serrá, em Porto Alegre.

Fui um dos preletores de um encontro sobre sexualidade, onde os partipantes eram adolescentes e jovens.

Fiquei muito feliz por ver rapazes e moças se comprometendo diante de Deus em se preservarem puros, guardando seus corpos para seus futuros cônjuges, arrependendo-se de seus pecados e buscando a orientação de Deus para sua sexualidade.

Que Deus lhes dê forças para isso e que possam permanecer fiéis ao seu compromisso para com o Senhor Jesus Cristo.

Deus seja louvado!

Pr. Nill.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A escolha de Katy Perry

Acabo de ler a seguinte reportagem no site do MSN, vejam:


RIO DE JANEIRO - A situação de Katy Perry com seu pai não deve ser das melhores. Isso porque Keith Hudson, que é pastor, não aprova o comportamento que a filha leva diante das câmeras. Durante um sermão na Inglaterra, Hudson falou em claro e bom som: "Entendo o fardo de ter uma filha que não serve a Deus".
O hit "I Kissed a Girl”, que levou Katy para o estrelato, também foi citado no discurso e criticado pelo pai da cantora. “Quando minha filha cantou que havia beijado uma garota e gostado, pensei que meu ministério estava acabado", afirmou.
Para quem não sabe, Katy foi criada na igreja e até cantava no coral. Foi assim que desenvolveu sua faceta para a música. "Há pessoas que me perguntam o tempo todo como eu criei Katy na igreja por todos esses anos e ela me aparece com uma música dessas. Eu olho para elas e respondo que não sei”, finalizou Hudson. Xi... (http://entretenimento.br.msn.com/famosos/filha-de-pastor-pai-de-katy-perry-diz-que-cantora-n%C3%A3o-serve-a-deus).

Lembrei-me então do seguinte versículo:

Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte. 
Provérbios 14:12 

Que Katy Perry possa fazer a escolha certa, enquanto há tempo.

Deus tenha misericórdia de nós.

Pr. Nill.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Escolhas e escolhas

"Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal"
I Reis 3:9a

A saída do governo de Antonio Palocci e a despedida de Ronaldo da seleção brasileira de futebol me fizeram pensar sobre nossas escolhas. Como pagamos caro por elas, não é mesmo?

Vi um ministro perder seu cargo porque não soube fazer boas escolhas políticas e empresariais. Vi também um jogador fenomenal encerrando sua carreira de uma forma melancólica (digo isto diante de todo o potencial que ele possuía) porque não soube parar na hora certa.

Eu não conheço outra forma de fazer boas escolhas, senão na total dependência de Deus. Sei que não é fácil, mas é o único meio confiável.

Não podemos mudar nosso passado, mas, nossas escolhas determinarão o sucesso ou insucesso de nosso futuro.

Que o Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nós neste dia e nos dê um coração sábio, para sermos capazes de agir com prudência em tudo o que fizermos, discernindo entre o bem e o mal e escolhendo sempre o bem, para a glória de Deus.

Em Cristo,

Pr. Nill.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Palavras não voltam

Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios.
Salmos 141:3

Aqui está um grande problema que enfrentamos com nossas palavras: uma vez ditas, elas não voltam mais.

Quantas vezes temos o desejo de voltar atrás, de não termos dito o que acabamos de falar, mas, isto é impossível.

Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento. 
Provérbios 21:23

Por isso, sejamos sensatos e cautelosos com o que vamos dizer às pessoas, porque as palavras ditas não podem ser recolhidas.

Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando. 
Provérbios 13:3 

Em Cristo,

Pr. Nill.