Translate

quarta-feira, 27 de junho de 2012

As implicações da declaração de Paulo sobre a vida eterna

Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,
a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;
contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.
Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.
Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.
Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.
1 Timóteo 1:12-17

Paulo é um personagem único, respeitado até por aqueles que não são cristãos. A Teologia do Novo Testamento foi em grande parte desenvolvida por este apóstolo, servo do Deus vivo.

Temos muito o que aprender com este homem que, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu grande parte do Novo Testamento.

No trecho acima, tiramos 04 lições:

1. A sermos agradecidos a Deus: "Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor";

2. A reconhecermos que somos pecadores: "a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade";

3. A reconhecermos o que Cristo fez pelos pecadores: "Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior";

4. E a aceitar o plano de Deus para o nosso resgate: "Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna".

Assim, só posso dizer como Paulo: "Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém".

Deus te abençoe!

Pr. Nill.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A dor da perda

Prosseguiram, pois, as duas até Belém. Ali chegando, todo o povoado ficou alvoroçado por causa delas. "Será que é Noemi? ", perguntavam as mulheres.
Mas ela respondeu: "Não me chamem Noemi, chamem-me Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga!
De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Por que me chamam Noemi? O Senhor colocou-se contra mim! O Todo-poderoso me trouxe desgraça! "
Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.
Rute 1:19-22

Como dói perder alguém. Quanto mais perder o cônjuge e dois filhos. Foi exatamente o que aconteceu com Noemi. Como lidar com isso?

Não há uma fórmula mágica, um conselho que seja suficiente para aplacar a dor. Creio que diante da perda da pessoa amada só restam duas coisas: sofrer e orar.

Sofrer, encarar a dor e reconhecer o quanto dói não ter mais quem se ama. Chorar diante de Deus e viver o luto. Colocar para fora o sentimento que nos machuca. Mas, ao mesmo tempo, continuar confiando em Deus e na sua graça, no seu amor.

Mesmo ferida, a ponto de mudar seu nome para Mara (amarga), Noemi não abandonou sua fé no Senhor. Quando Rute lhe contou o que Boaz havia feito, veja o que Noemi, mesmo em meio ao luto, declarou:

E Noemi exclamou: "Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal e bondoso com os vivos e com os mortos! "
Rute 2:20

Não sei o que vc tem vivido. Não sei a origem dessa dor que parece consumir sua alma. Sei apenas que não durará para sempre. Por isto, chore, sofra, derrame-se em lágrimas diante do Senhor Jesus Cristo, clame por sua misericórdia e saiba:

Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.
Salmos 30:5

Paz!

Pr. Nill.


quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Cristo de Deus!

Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou: "Quem as multidões dizem que eu sou? "
Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, que és um dos profetas do passado que ressuscitou".
"E vocês, o que dizem? ", perguntou. "Quem vocês dizem que eu sou? " Pedro respondeu: "O Cristo de Deus".Lucas 9:18-20

Uma vez Jesus Cristo perguntou aos seus discípulos o que as pessoas diziam sobre Ele, quem diziam Ele ser. E ouviu respostas totalmente equivocadas.

A seguir, perguntou aos discípulos e ouviu Pedro dizer: "O Cristo de Deus!".

Creio que ainda hoje Jesus se interessa por saber o que as pessoas pensam a seu respeito, principalmente o que nós, cristãos, pensamos sobre Ele.

Sabe por quê? Bem, como o cristianismo é muito mais do que uma religião, é antes de tudo um relacionamento, é importantíssimo termos uma noção clara da pessoa de Cristo para podermos ter um relacionamento verdadeiro com Ele.

Quando Pedro confessou que Jesus era o Cristo, estava reconhecendo que:

a) Jesus é o Ungido de Deus:

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,
para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,
e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.Isaías 61:1-3

b) Jesus é o cumprimento das profecias:

Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Isaías 9:6

c) Jesus é o ápice da revelação de Deus:

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.
Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.
Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,
e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.Colossenses 1:15-20

E pra você? Quem é Jesus?

Deus te abençoe!

Pr. Nill.

sábado, 9 de junho de 2012

Os céus proclamam a glória de Deus!

Estou com minha equipe em Pontes de Lacerda, interior de Mato Grosso.

Temos a honra de anunciar o Evangelho neste lugar, juntamente com a Igreja Presbiteriana Renovada desta cidade.
Durante o trajeto de Cuiabá para Pontes de Lacerda, fiquei impressionado com a beleza da natureza criada por Deus.  

É impressionante, mesmo afetada pelo pecado, a Terra continua linda!

Vejam essas imagens!
Eu me lembrei do Salmo 19:1 que diz:
"Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos".

Glórias a Deus por sua Criação!

Abraços a todos!

No amor de Cristo,

Pr. Nill.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Chave do coração

"Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós". Provérbios 27:19

Ouvi um pastor dizer que foi tocado por uma pregação onde foi feita a seguinte pergunta: "Você tem a chave do coração do seu filho?". E ele trabalhou por meses até conseguir essa chave tão preciosa.

Ter a chave do coração de alguém é saber como fazer essa pessoa se abrir contigo e falar dos seus sentimentos mais profundos, dos segredos mais íntimos. É ter a confiança total de alguém.

Não é nada fácil, mas, vale a pena o investimento de tempo e de oração que esse projeto vai exigir.

São pouquíssimas pessoas que têm a chave do meu coração. E eu quero ter a chave do coração de todas as pessoas que eu amo. E você?

"Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona". Provérbios 20:5

Que o Senhor te abençoe.

Pr. Nill.