Translate

sábado, 29 de dezembro de 2012

Jesus e a restauração da dignidade feminina

Infelizmente, a jovem indiana de 23 anos, estudante de medicina, vítima de um estupro coletivo em Nova Déli, morreu nesta sexta-feira, dia 28 de dezembro.

Tratava-se de uma estudante de fisioterapia. A garota foi agredida no dia 16 de dezembro em um ônibus por seis homens que a estupraram. Não satisfeitos com a violência, ainda a agrediram com barras de ferro e a jogaram para fora do veículo.

 Uma barbárie!

Para que você tenha uma ideia do que as mulheres têm sofrido na Índia, leia trecho de matéria publicada no Portal Globo.Com em 27.12.12:

Impunidade
Somente neste ano, mais de 630 casos de estupro já foram registrados em Nova Déli, conhecida no país como 'capital do estupro'.
De tempos em tempos, casos como este mobilizam a opinião pública e ganham espaço em programas de TV, jornais, revistas, além de virarem tema de protestos e discursos de políticos. Mas pouco depois o nível de atenção é reduzido e o ciclo de violência e impunidade continua, dizem analistas.
E um sistema judiciário ineficiente aliado a uma polícia conivente e negligente não parecem ajudar as vítimas, avaliam analistas.
'A violência e os abusos de mulheres são grandes problemas em Déli e no norte da Índia. Uma mentalidade fortemente patriarcal, uma cultura de impunidade entre o poder, um desdém generalizado pela lei, uma força policial em grande parte insensível e uma crescente população de imigrantes sem raízes e ilegais são alguns dos fatores desde cenário. Mas deve haver muitos outros', diz o correspondente da BBC na capital indiana, Soutikl Biswas.
'Se você for mulher - a não ser que seja muito rica e privilegiada - há mais chances de enfrentar humilhação e indignidade aqui', acrescenta. (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/india-deve-passar-a-publicar-nomes-fotos-e-enderecos-de-estupradores-na-internet.html)

Em contraste com esse descaso e abuso contra o sexo feminino, lembro-me do amor e respeito do Senhor Jesus Cristo pelas mulheres. O Senhor restaurou a dignidade feminina ao conceder à mulher o respeito e consideração que lhe são devidos. Isto é percebido claramente pelo número de mulheres que eram suas discípulas:

Muitas mulheres estavam ali, observando de longe. Elas haviam seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir.
(Mateus 27:55)

E uma das passagens em que fica mais evidente o valor que o Senhor Jesus Cristo deu às mulheres trata de Sua própria ressurreição, pois foram as mulheres e não os homens as primeiras a saberem de sua ressurreição e verem o Cristo ressuscitado:

O anjo disse às mulheres: "Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia.
Vão depressa e digam aos discípulos dele: ‘Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão’. Notem que eu já os avisei".
As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus.
De repente, Jesus as encontrou e disse: "Salve! " Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram.

(Mateus 28:5-9)

Oremos pelas mulheres da Índia. Oremos por este país, para que todos ali se rendam ao Senhor e Salvador Jesus Cristo e tenham de volta a dignidade e respeito que lhe são devidos.

Em Cristo,

Pr. Nill.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Onde está a família?

Ontem, durante uma volta em um parque aqui de Curitiba, vi um casal de namorados, adolescentes pelo que pude ver, envolvidos em tórridas cenas de amor sem o menor pudor, em um local público onde passeavam famílias com suas crianças. Eu vi jovens se embebedando sob o pretexto de relaxar um pouco, estragando o corpo com aquele veneno.Também vi uma moça homossexual em um esforço absurdo para se parecer com um homem, algo que ela nunca será.

Sabe o que é preocupante em tudo isso, é que provavelmente alguém está pensando: "Ora pastor, isso não é tão grave assim, jovem é assim mesmo"; "Você é  muito rígido, qual o problema em buscar um pouquinho de diversão com os amigos, beber socialmente não é pecado algum!"; "Ah, cada um tem o direito de fazer o que quiser de sua vida, ninguém deve se intrometer na vida dela! Cuidado, isso é preconceito!".

Pois então, é esse conformismo com o pecado o que me preocupa. Não está correto o comportamento daqueles adolescentes, aquela falta de pudor, falta de moral, falta de princípios. Não é certo consumir álcool para relaxar, é desnecessário, é prejudicial, é um engano. Não é correto uma moça querer ser homem, não é natural, não é saudável, não é o melhor para ela.

Enfim, eu pergunto, onde estão os valores familiares? Onde está a família dessas pessoas? Por que ninguém faz nada a respeito?

Bem, acho que a resposta é muito clara. Até os pesquisadores já estão percebendo a triste realidade na qual estamos inseridos. Veja um trecho da matéria que foi publicada no Portal da Folha de São Paulo, em 25.12.12 (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1205610-relatorio-global-preve-era-do-pos-familismo.shtml):

O "Admirável Mundo Novo" imaginado por Aldous Huxley está perto de virar realidade para o demógrafo americano Joel Kotkin, autor do relatório internacional "A Ascensão do Pós-Familismo".
Publicado em 1932, o livro de Huxley pintava uma era na qual laços de parentesco eram desencorajados e as palavras "pai" e "mãe", ditas com constrangimento.
Para Kotkin, as mudanças demográficas das últimas décadas não deixam dúvidas: "Já vejo semelhanças com a ficção: a paternidade está desaparecendo e as pessoas se identificam mais com a classe a que pertencem do que com a família", disse o demógrafo à Folha. Ele define pós-familismo como uma sociedade centrada no indivíduo. 



Pós-familismo? Uma sociedade sem o conceito tradicional de família? Infelizmente, creio que a sociedade está caminhando neste sentido.

Senhor Jesus, tenha misericórdia de nós.

Pr. Nill.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Natal: qual a razão da comemoração?

 
Mais um Natal se aproxima, graças a Deus! Mas, qual a razão de comemorarmos essa data?

Sei que a grande maioria já sabe, mas, sempre é bom pensarmos no assunto, para não perdermos qualquer detalhe.

Assim, daqui a dois dias, o que você fará: celebrará o Natal ou não? E se for celebrar, o que você celebrará?

Que Deus ilumine sua mente e te ajude a encontrar a resposta correta.
 
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".
(Mateus 1:18-21)
nto de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Mateus 1:18-21
Paz!

Pr. Nill.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O mundo vai acabar, mas não agora!

Neste exato momento, centenas de pessoas estão aguardando o fim do mundo! Mas, ficarão desapontadas, porque o mundo não vai acabar nesta sexta-feira, 21 de dezembro de 2012.

Bem, a história da humanidade, tal qual a conhecemos, realmente terá um fim, mas, somente quando o Rei dos Reis retornar para consumar o Seu Reino.

E em que dia isso acontecerá? Ninguém sabe, somente o próprio Deus. 

Por isso, não adianta fazer previsões ou provisões, porque: 

(1) Jesus Cristo falou apenas sobre os sinais que antecederiam seu retorno, mas não indicou o dia exato e

(2) não haverá como enfrentar esse dia sem a bênção do próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Como eu posso ter tanta certeza? Veja o que consta em  Mateus, capítulo 24:
"E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane [... ] ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
[...]
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
[...]
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
[...]
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor".
Assim, estejamos preparados para a volta de Cristo, firmados na Sua Palavra, dizendo: "Amém, vem Senhor Jesus!".

Pr. Nill.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Supremo X Congresso: quem tem razão?

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), acusou ontem o Supremo Tribunal Federal de ter "invadido prerrogativas" do Congresso ao determinar que os três parlamentares condenados no julgamento do mensalão estão impedidos de exercer seus mandatos, quando a Constituição, a seu ver, determina claramente que essa competência é do Poder Legislativo.
"Quando uma matéria julgada pelo STF não condiz com o que prevê a Constituição, é sinal de que houve uma ingerência de um poder em outro, que tem garantido seu direito de tratar sobre a cassação de mandato de parlamentares", afirmou.
(http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/mensalao/story.aspx?cp-documentid=255209395)
A notícia acima, publicada hoje no Portal Estadão, preocupou-me. Com o devido respeito, em uma análise superficial e consciente de minhas limitações jurídicas, sou levado a discordar da decisão do STF. Em minha modesta opinião, ela fere o art. 55, incisos IV, VI e parágrafos 2º e 3º da Constituição Federal, segundo os quais:

Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador: [...] IV - que perder ou tiver suspensos os direitos políticos; [...] VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado. [...] § 2º - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa. § 3º - Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.
Estejamos atentos. O STF teve sua imagem afetada por julgamentos controversos de questões polêmicas envolvendo temas como aborto, experiências com células tronco e uniões homossexuais. Agora, com o julgamento do "Mensalão", o Supremo está conquistando a confiança do povo brasileiro. Porém, temos que ser cautelosos. 

Vige no Brasil o princípio da separação dos Poderes, expressamente previsto no art. 2º de nossa Constitução Federal:

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
E a decisão do Supremo no sentido de que teria competência para cassar o mandato dos políticos condenados, num primeiro momento, realmente parece ferir a Constituição Federal.
Vamos orar por nossas autoridades e vigiar.
Não sejamos "massa de manobra", tratados como macacos que são adestrados para agir e reagir conforme os comandos de seus treinadores. Somos seres racionais, criados à imagem do Criador.
Peçamos sabedoria a Deus para discernir tudo o que está acontecendo em nosso país, para que Deus nos mostre quem relamente tem razão.
Como escreveu Tiago inspirado pelo Espírito Santo:

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. (Tg 1:5).
No amor de Cristo,

Pr. Nill.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Perseverar até o fim!

Corinthians bate Chelsea e fatura segundo título mundial

(http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,corinthians-bate-chelsea-e-fatura-segundo-titulo-mundial,974308,0.htm)

Parabéns à torcida corinthiana, belo trabalho! Embora já fossem campeões mundiais, faltava esse campeonato disputado no Japão.  

Essa vitória me levou a pensar sobre um fato: durante muito tempo os corinthianos foram alvo de piadas e humilhações, mas, não desistiram do seu sonho. Guardadas as devidas proporções, os cristãos também têm sido perseguidos e humilhados por causa de seu "sonho", o seu desejo de viver para sempre ao lado de Jesus Cristo.

Somos alvo de piadas e zombarias. Muitos nos chamam de fanáticos, acham que somos tolos e outras coisas do tipo, simplesmente porque acreditamos que Jesus Cristo é Deus e que voltará para reinar em pessoa, concedendo vida eterna àqueles que Nele crerem. 

No entanto, nós também não devemos desistir de nosso sonho, de nossa esperança de um dia estarmos diante de nosso Senhor e Salvador, face a face! Principalmente porque temos a Bíblia ao nosso lado! E veja o que ela nos diz:

1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos  na esperança da glória de Deus.3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração  pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. (Rm 5:1-5).

Crentes em Jesus Cristo, não desistam de sua fé! Perseverem! Um dia nós também receberemos o prêmio por nosso comprometimento com a Palavra de Deus! Lembrem-se da promessa de nosso Salvador:

10 Não temas as coisas que tens de sofrer [...] Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
(Ap 2:10)

Na esperança da vida eterna em Cristo Jesus,

Pr. Nill.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Mais uma tragédia, mais uma covardia


  "Tiroteio em escola primária dos EUA deixa 20 crianças mortas

De acordo com a polícia de Connecticut, onde ocorreu a tragédia, seis adultos e o atirador também morreram; é o pior massacre nos EUA desde Virginia Tech, em 2007". (Fonte: http://www.estadao.com.br/).

Por favor, vamos orar pelos sobreviventes e pelas famílias das vítimas. Temos que orar pelos Estados Unidos. Temos que orar pelo mundo. 
Que Deus tenha misericórdia, estou farto dessa covardia contra crianças. Esses cretinos sempre escolhem os mais vulneráveis para perpetrarem seus atos de violência e estupidez. Ocorreu nos Estados Unidos. Já ocorreu no Brasil. 
Matar um ser humano? Matar a própria mãe? Matar crianças? Senhor, ajude-nos! Tenha misericórdia desse mundo! Volte e consume seu Reino! Eu suplico, em nome de Jesus Cristo. Pr. Nill.



domingo, 9 de dezembro de 2012

Mentir: nem por brincadeira

Outra notícia que chamou minha atenção na semana passada foi: 
A enfermeira do hospital em que Kate Middleton estava internada e que caiu em uma "pegadinha" de uma rádio australiana foi encontrada morta nesta sexta-feira (7). Ela se suicidou, segundo a rede CNN, que cita uma fonte do hospital King Edward VII.

(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/morre-recepcionista-que-caiu-em-pegadinha-sobre-kate-diz-imprensa.html )

Ainda não foi comprovado o suicídio, mas, de qualquer forma,  já ficou claro o mal gosto dessa "pegadinha".

A mentira nunca é bem-vinda, nem que seja por brincadeira. É o que a Bíblia nos ensina, veja:
Quem engana os outros e diz que é brincadeira é como um louco brincando com uma arma mortal. (Pv 26:18-19).
 
Que sempre nos lembremos disso. A mentira nunca será melhor do que a verdade.
 
Paz!
 
Pr. Nill.






sábado, 8 de dezembro de 2012

Por que o ser humano morre?

Ontem, sexta-feira, 7 de dezembro de 2012, "o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer foi enterrado ao som das músicas 'Cidade Maravilhosa' e 'Carinhoso', tocadas pela Banda de Ipanema, que tinha o arquiteto como patrono desde 2010". (Gazeta do Povo, http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1325854&tit=Corpo-de-Niemeyer-e-enterrado-no-Rio).

Meus sentimentos a todos que o amavam e respeitavam, especialmente à sua família.

A morte desse grande brasileiro me fez pensar.

Mesmo com um currículo brilhante, o gênio centenário não foi poupado pela morte, este terrivel inimigo que não poupa o talento ou a mediocridade, a crença em Deus ou mesmo a descrença Nele.

Mas, por que o ser humano morre? Porque simplesmente não vive para sempre? Bem, de acordo com a Bíblia:

12 O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram. 13 Antes de a lei ser dada, já existia o pecado no mundo; porém, quando não existe lei, Deus não leva em conta o pecado. 14 Mas, desde o tempo de Adão até Moisés, a morte dominou todos os seres humanos, mesmo os que não pecaram como Adão, quando ele desobedeceu à ordem de Deus.
Adão era a figura daquele que havia de vir, 15 mas existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente que Deus nos dá. De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo. 16 E existe uma diferença entre aquilo que Deus dá e o pecado de um só homem. Porque, no caso do pecado, a condenação veio por causa de um só pecado. Porém, no caso da salvação, Deus perdoa os que têm cometido muitos pecados, embora não mereçam esse perdão. 17 É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo. 18 Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida. 19 E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem. 20 A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda. 21 E isso aconteceu a fim de que, assim como o pecado dominou e trouxe a morte, assim também a graça de Deus, que o leva a aceitar as pessoas, dominasse e trouxesse a vida eterna. Essa vida é nossa por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. (Rm 5:12-21)

Todos morrerão: ateus, religiosos ou crentes em Jesus Cristo. Mas, somente os últimos morrem com a esperança da vida eterna.

E você, decide crer ou não crer em Jesus Cristo?

Faça a decisão correta.

Paz!

Pr. Nill.



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sangue clamando por justiça


Por favor, separem alguns minutos e leiam a reportagem abaixo, publicada pelo jornal "A Gazeta do Povo", disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1217827&tit=Assassinaram-o-mestre-de-obras

Trata-se de uma das diversas histórias ambientadas no Estado do Paraná que precisam ser contadas. E me fez lembrar dos seguintes trechos das Escrituras Sagradas:

10 Então Deus disse:
— Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. (Gn 4:10)
  E também:
19 Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem:
          “Eu me vingarei,
          eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.”
20 Mas façam como dizem as Escrituras:
          “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele;
          se estiver com sede, dê água.
          Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha.”
21 Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem. (Rm 12:19-21)

Leia o texto abaixo e pense a respeito.

Paz!

Pr. Nill.

 

Assassinaram o mestre-de-obras

 

A série que conta a história da Catedral de Curitiba fala hoje sobre o alemão Heinrich Henning, morto “a pedido” do presidente da província, Vicente Machado
Publicado em 29/01/2012 | Pollianna Milan, com infografia de Leandro Luiz dos Santos e ilustrações de Felipe Mayerle

Além de ter tido muitos projetos e arquitetos responsáveis por sua edificação, a Catedral de Curitiba contou com diversos mestres-de-obras. Um deles, o alemão Heinrich Henning, é certamente o mais emblemático desta história. Ele assumiu as obras em 1886 (era funcionário da estrada de ferro), quando a Catedral já estava com uma parte construída.
O alemão luterano era conhecido por ser severo, mas bastante companheiro de seus colegas de trabalho – assim o descreve Cid Destefani no livro A Cruz do Alemão. Por ser um homem duro, teve diversos problemas: certa vez se desentendeu com o engenheiro Giovani Lazzarini. Este último reclamava de trabalhar com o alemão porque Henning não sabia “dar o respeito”. As brigas desencadeadas entre os dois chegaram a ser publicadas em jornal – na época, a “Gazeta Paranaense”.
Lazzarini chegou a contestar um pedido de dívida feita por Henning no jornal, dizendo que o luterano não tinha se comportado “com o devido respeito a seu superior” e afirmou que “nada lhe dava porque nada lhe devia.” O texto foi publicado em 1888, dois anos antes de Henning pedir a conta e abandonar o trabalho de mestre-de-obras da catedral, em 1890.
A decisão de largar o trabalho ocorreu depois que Henning discutiu com o padre Alberto Gon­çalves, que queria ampliar a sacristia, já praticamente pronta. O pároco acusou Henning de ter transformado a igreja num templo luterano e Henning retrucou dizendo que o projeto não era dele e que apenas havia executado o que deveria ser feito. Neste dia, o mestre-de-obras foi embora. A Catedral foi entregue por Henning quase pronta: faltavam apenas alguns detalhes internos.
No momento da inauguração, em 1893, o padre Alberto decidiu colocar no pilar do lado direito de quem entra na Catedral uma placa com o nome dos que participaram da construção. Não deu outra. O nome de Henning não constava na placa e a justificativa era a de que só foram homenageados os que fizeram parte da última comissão de obras. Na verdade, diz-se que todos os homens que trabalharam na igreja e defenderam o projeto de estilo gótico foram omitidos. O genro de Henning, indignado e em um momento de fúria, desferiu 15 marteladas na placa alocada na catedral – as marcas do ato estão lá até hoje. 
 

O trágico fim de Henning

29/01/2012 | 00:02
Depois de deixar as obras da catedral, Heinrich Henning adquiriu uma propriedade na área do Assunguy, próximo a Cerro Azul. Em 1893, mesmo ano em que a catedral foi inaugurada, eclodiu no país a Revolução Federalista, movimento que visava tirar Marechal Floriano da presidência. No fim do ano, tropas federalistas, vindas do Rio Grande do Sul, se aproximaram do Paraná. Vicente Machado, então presidente da província, apoiou o Marechal; cidades do Sul e do Litoral estavam dominadas pelos rebeldes. Em 1894, acoado, Vicente decidiu transferir o governo para a cidade de Castro e seguiu em comitiva pela estrada do Assunguy, assim como o padre Alberto Gonçalves (da matriz), que também estava na comitiva.
* * * * * *
Vicente Machado, ao saber o que Henning fizera, decidiu encomendar a morte do ex mestre-de-obras. Na região do Assungy, em Cerro Azul, vivia o Coronel Hermógenes de Araújo, amigo de Vicente, que contrata o matador Diamiro Furquim, salientando ao pistoleiro que trouxesse uma prova do serviço.
* * * * *
Diamiro Furquim foi à propriedade de Henning e disse trazer uma intimação do governo da província para esclarecer a posse de um fuzil. Por esse motivo, o alemão teria de acompanhá-lo a Curitiba. Heinrich acabou indo com o desconhecido e no caminho foi morto com um tiro e, em seguida, decapitado.
* * * * *
Na casa de Hermógenes, Vicente estava de visita. A cabeça foi entregue a Hermógenes como prova da tarefa cumprida. Conta-se que Vicente, ao vê-la, se aterrorizou e disse que ao pedir a cabeça do alemão esperava que fizessem algo discreto. Somente no ano seguinte, os Henning encontraram os restos do exímio mestre-de-obras. A cabeça, desaparecida, estaria enterrada no