Translate

sábado, 31 de agosto de 2013

Paz na Terra

Paz na Terra. É o que precisamos.

Hoje o Presidente Obama disse que pretende declarar guerra à Síria, em decorrência dos ataques químicos que vitimaram centenas de pessoas.


Na sexta-feira, um amigo compartilhou comigo o seguinte e-mail:


Queridos amigos, recebi esta noticia que quero repassar para vocês. Já vou dizer que o conteúdo é longo e pesado. Então os preguiçosos poderão parar a leitura aqui e prosseguir para um outro texto curtinho ou ver videos engraçados.

O meu desejo é informar que hoje sexta feira ira acontecer outra demonstração no Egito em apoio ao ex-presidente Morsi. Eu deveria ter enviado este email ontem para que vocês orassem pelo assunto. Quando vocês lerem o relato abaixo (se lerem) poderão orar pela situação no Egito.

O que esta acontecendo no Egito? Uma onda de protestos violentos promovidos pelos simpatizantes da “Irmandade Islamica” onde os Cristãos são as vitimas mas vulneráveis e fáceis.

Ao ler a noticia do sofrimento que um pastor e sua família estão passando, pensei que a historia deles poderia traduzir bem o clima do pais (principalmente entre os Cristãos) que os deixa muito conscientes desta terrível e crescente sensação de medo. Hoje dia 30 de Agosto o dia do grande protesto, (teme-se que seja muito mais violento do que os protestos “pacíficos” de semanas atrás) esta causando uma grande ansiedade e aflição entre os Cristãos, pois não se sabe ao certo o que esta prestes a acontecer em todo o Egito.

Há mais ou menos duas semanas atrás, uma tragédia atingiu a vida de um pastor presbiteriano que abalou toda a sua estrutura familiar. Ele e sua esposta receberam a noticia de que a sua sobrinha de 9 anos foi brutalmente assassinada em frente da Igreja quando andava pela rua. Este crime é simplesmente um reflexo daquilo que os Cristãos percebem ser mais um ataque contra a fé Cristã. O ódio contra cristãos se mostrou evidente ate mesmo durante o mês do Ramdan que supostamente é um mês de muita paz e tranquilidade.

A tragédia do assassinato desta garotinha, não abalou somente a família do pastor e sim toda a comunidade da Igreja Presbiteriana. Pessoas vindas de todo o pais foram ao funeral para mostrar solidariedade a família e a igreja.

Porém a dor da família esta insuportável. A mãe da pequena garotinha está se afundando em depressão e ficando imobilizada pela dor da perda da filha. Porem ela mostra sinais de que perdeu a vontade de viver e começou a falar em suicídio. Quem não ficaria abalado? Ela precisa de um acompanhamento e mais tempo para se recompor e enfrentar a realidade.

No meio desta dor, o pastor também mostra sinais de paranóia, pensando que existe alguém esta em cada esquina para tirar lhes a vida. Mesmo que ele esta se esforçando ao máximo para viver normalmente e não deixar que a dor e a tristeza o domine, ele se tornou super protetor da família e ja não permite que a família saia de casa mesmo para fazer as tarefas mais simples como compras na esquina. Ele esta esgotado por querer fazer tudo.

Aquela vida caracterizada por tranquilidade e ordem virou de ponta cabeças. Um ataque terrorista deixa marcas terríveis nas vitimas.

Por que contar esta historia? Porque esta mesma atitude esta incertezas e medo esta multiplicada nas famílias de mais de 500 cristãos que perderam suas vidas nas ultimas semanas. Dezenas de igrejas foram queimadas e centenas de pessoas foram executadas terrivelmente. A garotinha de 9 anos foi somente um exemplo daquilo que esta acontecendo no pais todo.

A apreensão é que tudo isso volte a acontecer hoje. Os terroristas marcam as casas dos Cristãos com tinta spray para se vingarem deles e para os usarem de “bodes expiatórios”. Os terroristas querem desestabilizar o governo e colocar a população em estado de caos e silenciar a voz dos que querem paz e segurança para todos. Eles ja ate publicaram uma lista de pessoas que deverão ser assassinadas, tais como políticos, jornalistas, militares e religiosos tais como o Papa da Igreja Copta e o Sheik da universidade Al-Azhar de Cairo.

O que podemos fazer no meio deste cenário? O que o exercito e a policia podem fazer? Parece que todos se sentem impotentes para fazer algo e acalmar a ira dos fundamentalistas islâmicos.

Deus é especialista em milagres. Nós podemos fazer muito pouco, mas Deus pode fazer muito. Apesar do caos entre as nações, Deus não deixou de se preocupar e de fazer algo por aqueles que sofrem por causa da rebelião do homem. Nós podemos orar muito pela situação caótica do mundo Islâmico e Deus prometeu responder as nossas orações. Com fervente oração, a mão de Deus irá se manifestar de uma forma ou de outra. Por um lado a mão de Deus se manifesta através de nós. Ele nos chamou para proclamarmos a PAZ e sermos pacificadores. Por outro lado a mão de Deus se manifesta na sua justiça contra aqueles que odeiam a paz. De qualquer forma existe esperança.

Muitos temem que o Egito possa entrar em um ciclo de violência assim como aconteceu na Argélia nos anos 90 e agora na Síria. Milhares de vida foram perdidas e outros milhares de famílias ainda sofrem com toda esta violência. Porém, por conta desta guerra entre fundamentalistas e governo na Argélia, milhares de pessoas começaram a descobrir que o Cristianismo é uma opção muito melhor do que o Islam. Os comentaristas e jornalistas afirmam que umas 10 mil pessoas abraçaram o Cristianismo enquanto outros afirmam que 500 mil pessoas ja não se identificam mais como muçulmanos. http://www.answering-islam.org/authors/thomas/christianization_algeria.html

Orem pelo Egito, pela Siria, e por todos os países muçulmanos. Que este dia de “ira” no Egito possa um dia se transformar em um dia na “Vitoria de Deus”.
Creio que o mesmo que o Senhor Jesus disse um dia à Jerusalém, possa ser dito ao nosso mundo neste momento: "Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos" (Lucas 19:42).

Que o Príncipe da Paz tenha misericórdia do Egito, da Síria, dos Estados Unidos, do Brasil, de todos nós.

Em Cristo,

Pr. Nill.








terça-feira, 20 de agosto de 2013

Qual caminho seguir?

Às vezes é muito difícil saber o que fazer diante das dificuldades diárias. Mas, o Senhor Jesus está sempre disposto a auxiliar aqueles que a Ele clamarem por auxílio:

"Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher". (Salmos 25:12).

Deus te abençoe em suas decisões.

No amor de Cristo,

Pr. Nill.