Translate

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Conceito não é preconceito!

Sou radicalmente contra o preconceito, pois ele caminha lado a lado com o fanatismo, ambos frutos da ignorância. Porém, tenho visto pessoas confundindo o significado de "preconceito" com o de "conceito concebido". São totalmente diferentes.
Eu tenho o direito de ter um conceito formado sobre tudo na vida e ninguém pode me privar disso, ainda que se sintam incomodados com minhas opiniões.

Por isso, cuidado! Tenho visto alguns setores da sociedade tentando retirar da população o direito de discordar, como se divergir fosse "puro preconceito"!

Como escreveu Wilson do Amaral:

"Observa-se, porém, que a palavra preconceito virou moda, proferida, na maioria das vezes, sem pensar-se no seu verdadeiro sentido, mas usada para livrar-se dos assuntos constrangedores, sentenciando-os de preconceito, tolhendo os pensamentos e conceitos dos outros para estabelecer os seus próprios, impedindo-se a si mesmo de examinar os assuntos, corrigir-se, aprender e crescer. Isto sim é preconceito e é letal, tanto para os indivíduos, quanto para a humanidade."(http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/495023)

Pense nisso.
Pr. Nill.

4 comentários:

  1. A paz do Senhor pr. Nill!
    Concordo com você.
    Está difícil expor opinião própria, pois logo alguém já tenta mostrar que está errado, e na tv. nós vemos algumas situações em que somos praticamente obrigados a aceitar porque na opinião deles o nosso conceito é preconceito.O Deus que nos formou nos dá capacidade de: pensar, falar, sentir, acreditar, etc. e nos dá liberdade para expressarmos tudo isso.
    Que o Deus que nos formou nos dê sabedoria para lidar com tudo isso.
    Que Deus te abençoe sempre pr. Nill!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Pr. Nill.

    Neste mundo, infelizmente há ,uma minoria de pessoas que confundem estes dois vocábulos ( conceito e preconceito). Eu , por exemplo, quantas situações passei ( e passo) e na maioria das vezes, tive que " engolir sapos". Deus nos capacita para raciocinar, expor seus sentimentos , estudar e assim por diante. E todos os dias peço ao Senhor capacidade e sabedoria para vencer .

    Que Deus te abençoe sempre, Pr NIll.

    Grande abraço, Wilson , Bauru - SP.

    ResponderExcluir
  3. Caro Pr.Nill!!
    Paz e Graça!!!
    Tenho entrado,muito pouco no seu blog, tenho tido pouco tempo,mas hj, quando entrei aqui, me surpreendi de novo,seu blog está maravilhoso,o sr mudou de novo,está lindo,parabéns, parabéns por tudo, e que Deus continue lhe abençoando sempre,um enorme abraço!!!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.