Translate

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Feliz Natal!


Um Feliz Natal a todos!

Quero compartilhar com vocês um texto que escrevi anos atrás sobre o Natal, na esperança que Deus os abençoe por meio dessa leitura.

Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos.E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.Lucas 2:8-11

Tradicionalmente no mês de dezembro comemora-se o Natal. Mas o que comemoramos?

Os meios de comunicação de massa trazem inúmeros programas sobre o tema falando sobre o espírito natalino, sobre a fraternidade, sobre o amor e sobre a paz. São esses os verdadeiros motivos para celebrarmos o Natal?

Os comerciantes fazem promoções, as vitrines ficam repletas de bonecos vestidos de vermelho, as pessoas ficam desesperadas à procura de presentes para dar aos amigos e parentes, afinal, isso é Natal? Será o Natal uma celebração ao consumismo? E aquele velhinho risonho vestido de vermelho? É por sua causa que comemoramos o Natal?

Parece-me que a maioria da sociedade já se esqueceu ou na verdade ainda não conhece a razão de ser dessa festa tão linda.

Realmente fraternidade, amor e paz são mensagens contidas na mensagem central do Natal. Porém, sem o verdadeiro porquê dessa festa, tornam-se totalmente desprovidas de propósito.

Acho também que é saudável o hábito de se presentear pessoas queridas, mas, se não tivermos em mente o motivo da nossa alegria e qual a razão de querermos compartilhá-la com outros através desse gesto, o Natal será apenas mais um pretexto para agradarmos alguém.

E o Papai Noel? Bem, o Papai Noel é uma criação da mente humana inspirada em São Nicolau, bispo na Ásia Menor, que viveu no século IV d.C. Nicolau era um homem de aparência austera, mas sua reputação era a de um homem generoso e que fazia o bem. Foi essa característica da sua personalidade que deu origem ao costume de se distribuir presentes e brinquedos na época natalina.

As outras características do “Papai Noel” – gordura, espontaneidade, alegria, etc. - podem ser atribuídas à história criada pelo escritor norte-americano Washington Irving, ou à narrativa de Clement Moore chamada Visit from St. Nicholas, de 1822. A imagem do Papai Noel guiando um trenó na neve e pousando sobre os telhados foi criada pelo cartunista Thomas Nast, em 1863. Como se vê o Papai Noel é uma criação humana e não a razão de ser do Natal.

Diante de tudo isso, surge então a pergunta: o que comemorarmos no Natal? Bem, acredito que a comemoração do Natal possui três aspectos:

1) É a Comemoração de Um Nascimento:
Significado: A palavra natal vem do latim "natale" e como substantivo tem o significado de “dia do nascimento”. Assim sendo, a celebração ocorrida em 25 de dezembro conhecida como Natal é a celebração do dia do nascimento de alguém. E este alguém é muito especial! Ele é nada menos do que o Filho de Deus, o Cristo, o Messias, Jesus Cristo!

2) É a Comemoração da Encarnação de Deus:
Você entende por que o nascimento de Cristo é tão especial, a ponto de ser celebrado com tanto entusiasmo pelos cristãos? Seu nascimento foi especial porque nesse dia ocorreu a manifestação de Deus em Cristo por ocasião da encarnação!

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como a do unigênito do Pai.” (João 1:14).

Ele é o próprio Deus que se fez homem!

“Ele é a imagem do Deus invisível...Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as cousas. Nele, tudo subsiste” (Colossenses 1:15a,16b,17).
“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1:3).

Jesus Cristo é maravilhoso! Mesmo sendo Deus desde a eternidade, associou-se à humanidade através da encarnação, para que desta forma fosse seu Salvador.

“Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:17).

Saiba que é através de Cristo que somos justificados perante Deus! É através Dele que “temos a redenção, a remissão dos pecados” (Colossenses 1:14) e livre acesso ao Pai!

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes” (Romanos 5:1,2).

3) É a Comemoração do Cumprimento das Escrituras:

No dia do nascimento do Senhor Jesus Cristo, as profecias foram cumpridas:

“José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o povo dos pecados deles. Ora, tudo isso aconteceu, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:20-23).
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o seu governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).
“E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Miqueias 5:2).


Jesus veio ao mundo por amar a minha e a sua vida!

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 - Bíblia na Linguagem de Hoje).

É por tudo isso que nós cristãos celebramos o Natal. É por tudo isso que você deve celebrar o Natal. No dia 25 de dezembro devemos nos lembrar da vinda do Salvador da humanidade, Jesus Cristo, o “Mediador entre Deus e os homens” (1 Tm 2:5).

Desejo que você possa ouvir o que o Espírito Santo de Deus deseja falar ao seu coração neste Natal através da sua Palavra:

“Não temais: eis que vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10,11)

A Jesus Cristo, Senhor e Deus, louvor e glória, agora e sempre! Amém.

Feliz Natal!

Pr. Nill.

2 comentários:

  1. A paz pr. Nill!
    Desejo a vc. e seus familiares um feliz nata e um 2016 tremendamente maravilhoso em nome de Jesus!
    Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.