Translate

domingo, 25 de outubro de 2015

O ENEM e a Porta do Céu

Neste final de semana tivemos o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. O que me chamou a atenção foi o índice de abstenção que só no primeiro dia ficou em 25,31%, o que representa cerca de 1,8 milhão de inscritos (http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2015-10-24/enem-2015-364-candidatos-foram-eliminados-no-primeiro-dia-de-prova.html). 
Achei interessante saber que, mesmo depois do governo informar os locais de prova com 22 dias de antecedência, recomendando que os candidatos fossem conhecer o local e que chegassem ao exame no mínimo uma hora antes do fechamento, ainda assim, muitos chegaram atrasados e encontraram os portões fechados.
Isso me lembro a seguinte parábola de Jesus Cristo, registrada em Mateus 25:1-13:

"O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo.Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes.As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo.As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias.O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram."À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo! ’"Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias.As insensatas disseram às prudentes: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’."Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’."E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada."Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! ’"Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço! ’"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! "Mateus 25:1-13
Também haverá um dia em que as portas do Céu se fecharão. Porém, será para sempre! A partir de então, não será mais possível entrar no Reino de Deus. 
Por isso, hoje é o dia de arrependimento, o dia de conscientização de que somos pecadores; hoje é o dia para se clamar a Deus por perdão e aceitar pela fé a Palavra de Deus e passar a servir a Jesus Cristo, entregando nossas vidas a Ele e declarando de fato e de verdade que Jesus é nosso Senhor e Salvador!
Cuidado para não chegar atrasado! Porque não haverá segunda chamada.
Paz!
Pr. Nill.