Translate

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Feliz Natal!


Um Feliz Natal a todos!

Quero compartilhar com vocês um texto que escrevi anos atrás sobre o Natal, na esperança que Deus os abençoe por meio dessa leitura.

Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos.E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.Lucas 2:8-11

Tradicionalmente no mês de dezembro comemora-se o Natal. Mas o que comemoramos?

Os meios de comunicação de massa trazem inúmeros programas sobre o tema falando sobre o espírito natalino, sobre a fraternidade, sobre o amor e sobre a paz. São esses os verdadeiros motivos para celebrarmos o Natal?

Os comerciantes fazem promoções, as vitrines ficam repletas de bonecos vestidos de vermelho, as pessoas ficam desesperadas à procura de presentes para dar aos amigos e parentes, afinal, isso é Natal? Será o Natal uma celebração ao consumismo? E aquele velhinho risonho vestido de vermelho? É por sua causa que comemoramos o Natal?

Parece-me que a maioria da sociedade já se esqueceu ou na verdade ainda não conhece a razão de ser dessa festa tão linda.

Realmente fraternidade, amor e paz são mensagens contidas na mensagem central do Natal. Porém, sem o verdadeiro porquê dessa festa, tornam-se totalmente desprovidas de propósito.

Acho também que é saudável o hábito de se presentear pessoas queridas, mas, se não tivermos em mente o motivo da nossa alegria e qual a razão de querermos compartilhá-la com outros através desse gesto, o Natal será apenas mais um pretexto para agradarmos alguém.

E o Papai Noel? Bem, o Papai Noel é uma criação da mente humana inspirada em São Nicolau, bispo na Ásia Menor, que viveu no século IV d.C. Nicolau era um homem de aparência austera, mas sua reputação era a de um homem generoso e que fazia o bem. Foi essa característica da sua personalidade que deu origem ao costume de se distribuir presentes e brinquedos na época natalina.

As outras características do “Papai Noel” – gordura, espontaneidade, alegria, etc. - podem ser atribuídas à história criada pelo escritor norte-americano Washington Irving, ou à narrativa de Clement Moore chamada Visit from St. Nicholas, de 1822. A imagem do Papai Noel guiando um trenó na neve e pousando sobre os telhados foi criada pelo cartunista Thomas Nast, em 1863. Como se vê o Papai Noel é uma criação humana e não a razão de ser do Natal.

Diante de tudo isso, surge então a pergunta: o que comemorarmos no Natal? Bem, acredito que a comemoração do Natal possui três aspectos:

1) É a Comemoração de Um Nascimento:
Significado: A palavra natal vem do latim "natale" e como substantivo tem o significado de “dia do nascimento”. Assim sendo, a celebração ocorrida em 25 de dezembro conhecida como Natal é a celebração do dia do nascimento de alguém. E este alguém é muito especial! Ele é nada menos do que o Filho de Deus, o Cristo, o Messias, Jesus Cristo!

2) É a Comemoração da Encarnação de Deus:
Você entende por que o nascimento de Cristo é tão especial, a ponto de ser celebrado com tanto entusiasmo pelos cristãos? Seu nascimento foi especial porque nesse dia ocorreu a manifestação de Deus em Cristo por ocasião da encarnação!

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como a do unigênito do Pai.” (João 1:14).

Ele é o próprio Deus que se fez homem!

“Ele é a imagem do Deus invisível...Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as cousas. Nele, tudo subsiste” (Colossenses 1:15a,16b,17).
“Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1:3).

Jesus Cristo é maravilhoso! Mesmo sendo Deus desde a eternidade, associou-se à humanidade através da encarnação, para que desta forma fosse seu Salvador.

“Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:17).

Saiba que é através de Cristo que somos justificados perante Deus! É através Dele que “temos a redenção, a remissão dos pecados” (Colossenses 1:14) e livre acesso ao Pai!

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes” (Romanos 5:1,2).

3) É a Comemoração do Cumprimento das Escrituras:

No dia do nascimento do Senhor Jesus Cristo, as profecias foram cumpridas:

“José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o povo dos pecados deles. Ora, tudo isso aconteceu, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mateus 1:20-23).
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o seu governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).
“E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Miqueias 5:2).


Jesus veio ao mundo por amar a minha e a sua vida!

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 - Bíblia na Linguagem de Hoje).

É por tudo isso que nós cristãos celebramos o Natal. É por tudo isso que você deve celebrar o Natal. No dia 25 de dezembro devemos nos lembrar da vinda do Salvador da humanidade, Jesus Cristo, o “Mediador entre Deus e os homens” (1 Tm 2:5).

Desejo que você possa ouvir o que o Espírito Santo de Deus deseja falar ao seu coração neste Natal através da sua Palavra:

“Não temais: eis que vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10,11)

A Jesus Cristo, Senhor e Deus, louvor e glória, agora e sempre! Amém.

Feliz Natal!

Pr. Nill.

Por que sirvo a Deus em uma Igreja Protestante?

Bem, algumas pessoas podem perguntar porque não sirvo a Deus na Igreja Romana. Qual o problema, afinal, ela também não é uma igreja cristã? Não é a mais antiga de todas?  Por que mudar?

Bem, eu cresci no ambiente católico e tenho bons amigos que são membros da Igreja Católica Apostólica Romana. Eu fui batizado e fiz o rito da primeira comunhão. Mas, antes da crisma, quando tive que escolher entre os dogmas da Igreja Romana e a Bíblia... fiquei com a Bíblia.

Eu poderia dizer muito a respeito, mas, apresento agora três áreas de conflito entre a doutrina da Igreja Católica Romana e a Bíblia que já foram suficientes para que eu fizesse a minha escolha:

1) A Igreja Romana ensina que podemos contar com a intercessão dos santos e de Maria, os quais nos ajudariam a conseguir o que pedimos a Deus. PORÉM, a Bíblia diz em 1 Timóteo 2:5: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo". Logo, tive que escolher em quem acreditar. Escolhi a Bíblia.

2) A Igreja Romana também ensina que todos os seres humanos são irmãos. PORÉM, a Bíblia diz em João 1:12: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”. Logo, tive que escolher em quem acreditar. Mais uma vez, escolhi a Bíblia.

3) A Igreja Romana também ensina que o Bispo de Roma (Papa) é infalível. PORÉM, a Bíblia diz em Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Logo, tive que escolher em quem acreditar. Novamente, escolhi a Bíblia.

E você? Qual a sua escolha?

Deus te abençoe!

Em Cristo,

Pr. Nill.

sábado, 12 de dezembro de 2015

Conhecer a Deus

Os saduceus, uma facção do judaísmo, não acreditavam na ressurreição dos mortos, muito embora a doutrina fosse clara nas páginas do Velho Testamento. Ao indagarem ao Senhor Jesus Cristo a respeito, Ele lhes respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!" (Mateus 22:6). Ou seja, eles não sabiam interpretar a Palavra de Deus. Consequentemente, desconheciam o Seu poder. 
E o erro dos saduceus ainda é repetido pela humanidade. Fico impressionado ao ver tantas pessoas enganadas a respeito de Deus. Até mesmo cristãos não conhecem o seu Senhor e Salvador! E sabe por quê? Porque somos uma geração preguiçosa, um povo que sempre procura o caminho mais fácil, menos trabalhoso. 
Preferimos ouvir uma boa "profetada" a gastar nosso tempo em oração buscando a direção de Deus para nossas vidas. Quando estamos diante de uma situação difícil que nos força a rever nossos planos preferimos seguir em frente, mesmo sem ter certeza do acerto da nossa escolha, a humildemente estudarmos as Escrituras para sabermos se aquela decisão está realmente amparada nos ensinamentos de Cristo ou não.
Não se engane! Somente é possível conhecer a Deus, o seu poder e a sua vontade por meio do estudo da Bíblia, da fé em Jesus Cristo, da oração e da submissão aos Seus ensinamentos.
Pense nisso.
No amor de Cristo,
Pr. Nill.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A Carta do Vice-Presidente

Hoje foi divulgada uma carta encaminhada pelo Vice-Presidente à Presidente da República. Claramente, percebe-se um rompimento político entre os dois. A Presidente e seu partido estão cada vez mais isolados. (http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/temer-ha-%E2%80%9Clastro-juridico%E2%80%9D-para-processo-de-impeachment/).

Com todo respeito, eu vejo como absurda essa postura do Vice-Presidente da República. Afinal de contas, ele e seu partido não têm apoiado a Presidente e o PT em todos esses anos que estiveram ocupando a direção da nossa nação? E agora que a situação se tornou caótica pela incompetência do Poder Executivo eles querem dizer que não têm culpa alguma? Simples assim? Ora, o Vice-Presidente e o PMDB são tão responsáveis pelo que aconteceu com o Brasil quanto a Presidente da República e o PT! 

Essa postura me fez lembrar a forma como o diabo trabalha para nos levar a pecar. Ele também nos apoia em nossos erros, ele também nos incentiva a satisfazer nossa concupiscência, nossa ganância, a realizar todos os nossos prazeres, a agir contra a moral e principalmente contra a Palavra de Deus. E quando nós finalmente pecamos... ele nos deixa sozinhos com as consequências do nosso pecado! Pior ainda, ele se torna nosso acusador diante do Senhor! 

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite". (Apocalipse 12:9,10).

A Presidente da República e seu partido estão colhendo os frutos de suas decisões equivocadas. Cuidado para não fazer o mesmo, "porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar". (1 Pedro 5:8).

Pense nisso.

No amor de Cristo,

Pr. Nill.



domingo, 6 de dezembro de 2015

A obediência e a maturidade cristã!


Uma das características de uma vida cristã sadia é a obediência a Deus. Um verdadeiro cristão não tem problema em se submeter às ordenanças do Senhor.

Como bem pontuou o Pr. Paulo Roberto de Araújo em seu livro "A Bíblia e a Administração de Conflitos":
"Pessoas orgulhosas e com baixa inteligência emocional se imaginam autossuficientes, totalmente independentes, acima da média e, por isso, se sentem agredidas moralmente, humilhadas e subestimadas quando alguém lhes diz o que devem fazer. Um dos princípios associados à humildade é o ato de reconhecer, que por mais capaz que eu me julgue, alguém pode estar mais certo do que eu em determinado assunto, e não apenas isto, entender que submissão não é condição de fraqueza, mas de aprendizado. Os fortes não são os que se julgam sabedores de tudo; os fortes são sobretudo bons ouvintes (...)".
E um cristão maduro na fé não é orgulhoso, não se julga autossuficiente, tampouco acima da média. Pelo contrário, ele não tem problema em obedecer ao Senhor, porque já aprendeu que na dependência de Deus está a chave da sua vitória! Ele põe em prática o conselho de Deus registrado em Josué 1:8: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido". (Josué 1:8).

Pense nisso.

A paz do Senhor Jesus esteja contigo!

Pr. Nill.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O Impeachment e o problema dos "Dois Pesos e Duas Medidas"

Na tua bolsa não terás pesos diversos, um grande e um pequeno.Na tua casa não terás dois tipos de efa, um grande e um pequeno.Peso inteiro e justo terás; efa inteiro e justo terás; para que se prolonguem os teus dias na terra que te dará o Senhor teu Deus.Porque abominação é ao Senhor teu Deus todo aquele que faz isto, todo aquele que fizer injustiça.(Deuteronômio 25:13-16)
Já percebeu como é comum encontrarmos pessoas que usam "dois pesos e duas medidas"? Pessoas que mudam o parâmetro de julgamento conforme o que lhes seja mais conveniente?

O debate sobre a abertura do processo de impeachment contra a Presidente da República é um bom exemplo disso. Muitos que no passado foram favoráveis ao processo de impeachment, agora o chamam de golpe contra a democracia, de insanidade etc. 
(Para maiores informações, acesse http://noblat.oglobo.globo.com/meus-textos/noticia/2015/09/quando-o-pt-pediu-o-impeachment-de-fernando-henrique-cardoso.html). 


Sem adentrar no mérito da questão, o que me chama a atenção é a indignação daqueles que agora estão "no banco dos réus". De fato, como já foi dito uma vez: "Ao homem é comum ser advogado dos seus próprios erros e juiz dos erros dos outros". (Pr. Everardo Alves). Somos parciais em nossos julgamentos. Mas, Deus não é assim. Deus é justo! 

O Deus Eterno não usa "dois pesos e duas medidas". Por isso o Senhor Jesus Cristo afirmou: "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez". (Apocalipse 22:12).

O julgamento do Senhor é justo! Seu padrão é o mesmo por toda a eternidade! Por isso a Bíblia afirma: "Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém". (Colossenses 3:25).


Louvado seja o Senhor por sua justiça! 

Pense nisso.

Em Cristo,

Pr. Nill.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Os sinais estão se cumprindo


Por mais tristes que sejam os últimos acontecimentos, eles têm trazido à minha mente a promessa da volta do Senhor Jesus Cristo quando então Ele irá consumar o seu Reino na Terra. Sim, o Senhor profetizou o estado lamentável em que o mundo estaria nos dias que antecederiam o seu retorno.


Certamente, é terrível ver nos noticiários os massacres promovidos pelo  Estado Islâmico, os atentados nos Estados Unidos, os desastres ambientais causados pela displicência dos empresários e autoridades do nosso país, a corrupção política que macula a história brasileira etc.

Eu sei, parece que o mundo está de ponta-cabeça e totalmente sem controle. É fácil ficar desanimado, amedrontado diante de tudo isso.  Mas, o Senhor disse para aqueles que o amam e esperam a sua vinda: "(...) não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente". (Lucas 21:9).

Sim, há um propósito divino em tudo isso. Não, não me interprete mal. Não estou dizendo que Deus é culpado por essas tragédias. De forma alguma! Eu tenho certeza de que a culpa é nossa! Você ouviu bem, a culpa é da humanidade! São os seres humanos que matam seus semelhantes em nome de um deus ou por outro motivo qualquer; fomos nós que destruímos a natureza em busca do proveito econômico sem qualquer noção de sustentabilidade e foram homens e mulheres corruptos que arruinaram a política de nosso país.

Mas, ainda assim, o Rei dos Reis tem um plano. Deus não foi pego de surpresa. Ele previu que tudo isso aconteceria à medida em que a humanidade se afastasse dos ensinamentos da Sua Palavra. Há aproximadamente vinte séculos atrás, o Espírito Santo inspirou o apóstolo Paulo a escrever: "virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina". (2 Timóteo 4:3).

Contudo, Jesus também disse: "Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima". (Lucas 21:28).

Assim, eu sei que após esse período de dor causado pela rebeldia humana, após todos os tristes acontecimentos que ainda estão por vir:

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus". (
Mateus 24:30,31).

Maranata! Vem, Senhor Jesus!

Pr. Nill.