Translate

domingo, 14 de agosto de 2022

Deus Pai e a Paternidade

 


“vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Gálatas 4:4-6

Primeiramente, quero parabenizar a todos os pais! Deus os abençoe!

No entanto, eu proponho que pensemos na paternidade em um nível mais elevado do que o meramente carnal, por isso eu os convido a pensar na paternidade de um ponto de vista espiritual.

E na minha opinião, não há melhor exemplo na Bíblia sobre a paternidade do que aquele prestado pelo próprio Deus quando aceita manter com algumas de suas criaturas um relacionamento de Pai e filhos, pois como lemos em Gálatas 4:4,5 Deus Pai enviou Deus Filho, Jesus Cristo, “a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”, ou seja, nós que cremos em Seu nome.

Assim, tendo Deus Pai como exemplo, vamos pensar rapidamente sobre três características da paternidade.

03 CARACTERÍSTICAS DA PATERNIDADE COM BASE EM DEUS PAI

1. Pai é líder

Ser pai é ser líder, é ensinar o caminha correto a seguir. É ser exemplo.

Albert Schweitzer disse que: “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única”.

Deus sabe disso, por isso Deus Pai é um líder que lidera com seu exemplo. Para Deus Pai vale a máxima: “Faça o que eu faço, porque eu faço o que eu digo para você fazer”.

Deus Pai se coloca como um exemplo a ser seguido para seus filhos, por isso, lemos em 1 Pe 1:15,16: "pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo".

Esse é um Pai que é digno de ser seguido.

Por isso, os pais devem ser um exemplo para seus filhos com suas atitudes diárias, com seu comportamento cotidiano, principalmente para os meninos, porque homem aprende a ser homem pelo comportamento de outro homem.

2. Pai é provedor

O Senhor Jesus disse em Mateus 6:31-33:

"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". 

Sim, Deus Pai provê o nosso sustento.

Igualmente, os pais devem ter meios para suprir as necessidades de sua família: “Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa.”  Provérbios 24:27.

Eu sei que nem sempre o homem consegue sustentar sua família sozinho e não há problema algum em contar com a ajuda de sua esposa para isso, porém, a sua obrigação permanece.

3. Pai é protetor

Veja o que disse o salmista no famoso Salmo 91: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”.

Deus Pai protege os seus filhos! Por isso Davi escreveu: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”. Salmos 23:4

Da mesma forma, os pais devem proteger seus filhos. Você tem protegido os seus?

Em resumo, os homens devem ser pais que lideram, sustentam e protegem seus filhos, assim como Deus Pai lidera, sustenta e protege aqueles que pela fé em Jesus Cristo foram adotados por Ele.

Pensei nisso e que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.