Translate

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Padroeiro do Brasil

No dia 12 de outubro a Igreja Católica Romana comemora no Brasil o dia de sua padroeira.

De acordo com o dicionário Michaelis:

"padroeiro, pa.dro.ei.ro, adj+sm (de padrom, ant+eiro) 1 Que, ou o que possui o direito do padroado. 2 Defensor, patrono, protetor. 3 Que, ou o que fundou um mosteiro ou lhe fez doações" (extraído de http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=padroeiro, em 12.10.2011).

E sobre a padroeira aludida, veja o que a História registra:

"A fama de milagreira de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tirou de São Pedro de Alcântara o título de padroeiro do Brasil. O santo havia sido escolhido pelo então imperador D. Pedro I, que tinha o nome do santo, devoção por ele e que afirmava não poder reger os negócios da coroa sem a ajuda celeste. A pedido do imperador, o santo foi confirmado no posto pelo papa Leão XII. Mas como o santo era praticamente desconhecido, Aparecida ganhava notoriedade e a República precisava de um novo símbolo, o papa Pio XI, em 16 de julho de 1930, declarou-a como padroeira do Brasil. Em 31 de maio do ano seguinte, o então presidente do país Getúlio Vargas declarou oficialmente a imagem de barro da Conceição Aparecida padroeira do Brasil". (extraído de http://pessoas.hsw.uol.com.br/padroeira-do-brasil.htm, em 12.10.2011).

Agora, veja o que a Bíblia diz em Isaías 44:6-20: 

"Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Quem então é como eu? Que ele o anuncie, que ele declare e exponha diante de mim o que aconteceu desde que estabeleci meu antigo povo, e o que ainda está para vir; que todos eles predigam as coisas futuras e o que irá acontecer.

Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma".

Todos os os que fazem imagens nada são, e as coisas que estimam são sem valor. As suas testemunhas nada vêem e nada sabem, para que sejam envergonhados.

Quem é que modela um deus e funde uma imagem, que de nada lhe serve?

Todos seus companheiros serão envergonhados; pois os artesãos não passam de homens. Que todos eles se ajuntem e declarem sua posição; eles serão lançados ao pavor e à vergonha. 

O ferreiro apanha uma ferramenta e trabalha com ela nas brasas; modela um ídolo com martelos, forja-o com a força do braço. Ele sente fome e perde a força; passa sede e desfalece. 

O carpinteiro mede a madeira com uma linha e faz um esboço com um traçador; ele o modela toscamente com formões e o marca com compassos. Ele o faz na forma de homem, de homem em toda a sua beleza, para que habite num santuário.

Ele derruba cedros, ou talvez apanhe um cipreste, ou ainda um carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores da floresta, ou plantou um pinheiro, e a chuva o fez crescer.  

É combustível usado para queimar; um pouco disso ele apanha e se aquece, acende um fogo e assa um pão. Mas também modela um deus e o adora; faz uma imagem e se encurva diante dela.

Metade da madeira, ele a queima no fogo; sobre ela ele prepara sua refeição, assa a carne e come sua porção. Ele também se aquece e diz: "Ah! Estou aquecido; estou vendo o fogo". 

Do  restante ele faz um deus, seu ídolo; inclina-se diante dele e o adora. Ora a ele e diz: "Salva-me; tu és meu deus". 

Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.  

Ninguém pára para pensar, ninguém tem o conhecimento ou o entendimento para dizer: "Metade dela usei como combustível; até mesmo assei pão sobre suas brasas, assei carne e comi. Faria eu algo repugnante com o que sobrou? Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira?". 

Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de salvar a si mesmo ou de dizer: "Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira?" .

E para complementar, veja as palavras do próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo, registradas em João 14:6,7: 

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".

Com todo o respeito, se me é permitido escolher, escolho Jesus Cristo como meu padroeiro. E você?

Jesus Cristo, tenha misericórdia do Brasil!

Shalom Adonai!

Pr. Nill.

João 14:6-7
Isaías 44:10-20

6 comentários:

  1. Não há padroeiro melhor, Ele é único!! Como contestar o q a Palavra de Deus diz?! Eu quero ser sim protegida por esse Deus ma-ra-vi-lho-so!!
    Q o Brasil venha reconhecê-lO como verdadeiro padroeiro.
    "Feliz a nação cujo Deus é o Senhor" Salmos 33, 12a.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho Jesus como único e verdadeiro salvador,pois só Ele poderá nos salvar.Mas tenho muito respeito pela Mãe do nosso Salvador,Maria Bendita entre todas as mulheres.Em momento algum vejo a igreja Católica atribuir o título de salvadora a Nossa Senhora,e sim a Jesus.
    A paz de Deus esteja conosco!

    ResponderExcluir
  3. Quando Deus, em seu infinito Amor, nos mandou Jesus, para ser nosso Salvador, escolheu alguem, que teve o privilegio de estar com Jesus, em sua infancia zelou, educou e conduziu com o Amor de Mãe este filho do Altissimo. Por mais que Jesus ja "viesse" preparado, sabemos que Maria teve o que nenhum mortal ja teve. Amamos nossas mães com tanta devoção, creio que muitos de nos, fariamos o possivel e o impossivel por aquela que nos gerou. Tenho fé, que Jesus em sua inifinta sabedoria, humildade e amor, pensa igual a nos. Jesus o unico Salvador. Maria, a bendita entre nos.

    ResponderExcluir
  4. Pastor Nill, me chamou a atenção as datas em que deram o título a padroeira no mesmo ano em que foi inaugurado o Cristo Redentor,que fez 80 anos esse mês. Interessante por ser um monumento tão representativo e não ter sido levado em consideração, na época, para levar o título de padroeiro do Brasil. Bem, quanto aos ensinamentos bíblicos, conforme a Palavra de Deus, posso ressaltar aqui, se me permite, uma frase que achei em um livro que estou lendo: "Cada um de nós age como um anticristo sempre que escutamos o evangelho e não lhe damos ouvidos." Que Deus tenha misericórdia de nós! Senhor,misericórdia do nosso Brasil!

    ResponderExcluir
  5. shalom adonai pastor.tambem concordo com o senhor esse é unico e verdadeiro

    ResponderExcluir
  6. O salmo 78 diz:"Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca". Deus diz : coloquem em mim a sua confiança,e não se esqueçam do que Eu fiz, mas observem os meus mandamentos e não sejam como vossos pais foram no passado, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.