Translate

sábado, 14 de maio de 2011

Preclusão

"O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo consigo.
As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias.
O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.
"À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo! ’
"Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’. "Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’. "E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.
"Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! ’ "Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço! ’ 
"Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! "
(Mateus 25:1-13).

Há um instituto processual chamado preclusão. Segundo ele, as partes têm um momento correto para a prática de determinados atos processuais. Se não for obedecido o momento estipulado pela lei, tais atos não poderão mais ser praticados.

Não é somente no Direito que temos a preclusão. Creio que nos relacionamentos também. Por exemplo, devemos elogiar e homenagear alguém enquanto está vivo, pois, de que adianta rasgar elogios para alguém que está morto? Não vai adiantar nada, pois o morto não ouvirá.

De que adianta dizer que sempre amou alguém, quando você sempre deu o seu melhor para outras pessoas ao invés de esperar pela pessoa amada? Não vai adiantar nada, porque amor verdadeiro influencia nossas atitudes diárias.

De que adiantará esperar pelo retorno do Senhor Jesus Cristo para só então reconhecer a sua santidade e divindade? Não vai adiantar nada, porque Ele dirá: "A verdade é que não os conheço!".

Assim, estejamos atentos ao alerta do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores: "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! " .

Deus os abençoe!

Pr. Nill.


12 comentários:

  1. "Vigiai pois em todo tempo, orando, para q sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas q hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do homem." Lc 21,33. Temos q buscar a santidade em todo tempo e buscar requer orar e servir mas quantas vezes já ouvi pessoas dizendo q não têm tempo disponível, eu já fui uma delas. Mas temos tempo pra tantas coisas improdutivas para o Reino q só nos geram um bem-estar momentâneo. É hora de repensar em como estamos usando nosso tempo, será q estamos sendo prudentes? "Bem-aventurado aquele servo q o Senhor, quando vier, achar servindo assim" Mt 24, 46.
    Abençoado seja o nosso tempo!

    ResponderExcluir
  2. PASTOR NILL QUE JESUS TE ILUMINE SUA VIDA A CADA AMANHECER DE UM NOVO DIA. ESTA PASSAGEM FALA MUITO FORTE AO NOSSO CORAÇAO...POIS QUE AMA A JESUS CRISTO SE SANTIFICA E AGUARDA COM MUITA ANSIEDADE SE ENCONTRAR COM O NOIVO QUE E JESUS . JESUS TEM QUE SER O NOSSO PRIMEIRO AMOR . POIS ASSIM COMO QUE AMA A PESSOA AMANDA ORA JEJUAM E CONFIAM QUE JESUS GUARDARA ESTA PESSOA PARA SER SEU ESPOSO. EXISTE A FE A ESPERANÇA E O AMOR.......... O MAIOR DESTE E VERDADEIRO PURO AMOR.....PASTOR NILL ESTA PALAVRA DAS DEZ VIRGENS E MUITO FORTE. POIS QUEM AMA A JESUS SE SEPARA DO PECADO DA CARNE E SANTIFICA E BUSCA O PERDAO DOS SEUS ERROS E FALHAS ETC......MEU QUERIDO E IRMAO EM CRISTO JESUS LOVE YOU...........NILL VOCE MUITO ESPECIAL PARA O SENHOR JESUS CRISTO.........POIS DE UMA SERVA EVANGELISTA QUE ORA POR SUA VIDA E SUA FAMILIA E SEU MINISTERIO DE LOUVOR... TE DESEJO QUE JESUS DERRAME CHUVA DE BENÇAOS SOBRE SUA VIDA ..........UMA SEMANA DE VITORIAS EM SUA VIDA.....ROSELYYYANE FORTE DE FORTALESA CEARA JESUS LOVE YOU............PASTOR NILL

    ResponderExcluir
  3. Estive a pouco conversando com um amigo sobre a presença de Deus. Às vezes tomamos por tão certo a Sua presença, que nos esquecemos de busca-lo. É como se não fosse necessário. Na verdade, se estamos em total sintonia com o Senhor, não seria necessário busca-lo, pois Ele já está próximo. No entanto, isso não significa ignorar Sua presença.

    Isaías nos adverte a “buscar ao Senhor enquanto se pode acha-lo, e a invoca-lo enquanto Ele está perto” (Is 55: 6), ou seja, devemos buscar ter uma intimidade com Deus agora, enquanto a porta da graça ainda está aberta, pois se deixarmos para depois, poderá ser tarde demais.

    Uma coisa é certa: não consigo viver sem a presença de Deus, por isso não o ignoro nem o deixo, pelo contrário, busco conhecê-lo mais a cada dia. Não o busco como se Ele não estivesse próximo, mas me viro para o lado ou para dentro de mim mesma para encontra-lo, pois Ele realmente está perto.

    ResponderExcluir
  4. Com essa mensagem me lembrei de um hino, vou só descrever partes desse hino:
    ó Igreja de Jesus,o teu celeste Esposo à gloria te conduz; prepara-te, pois Ele mui breve voltará; a gloria q te espera, já preparada está.Com celestiais adornos espera o teu Senhor, vestida de justiça e do divino amor; dileta és de Cristo, que vida te doou; a fim de resgatar-te, Seu sangue derramou. Consagra-te a Cristo, de todo o coração; em breve, no Seu reino, gloriosa entrarás, e a face do Esposo, no céu, contemplarás.
    Que a paz de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo esteje com todos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pastor...esse texto me fez lembrar de um versículo da Bíblia que tb fala da vigilância: Vigiai, pois, não sabeis quando virá o senhor da casa; se a tarde, se a meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.(Marcos 13.35,36); Creio que as nossas atitudes diárias é que determina quem realmente somos e o que buscamos; mesmo que seja doloroso esse processo de santidade, ainda mais quando somos solteiros, pq parece que o mundo nos vê como uma metade, rs não é fácil. Se não fosse por minha fé em Cristo confesso que já estaria abatida; mas se pelo menos uma pessoa mudar por eu ter permanecido fiel a Cristo, já terá valido a pena.
    Bom final de semana!
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. A PAZ DO SENHOR PASTOR NILL.Tudo o que o senhor diz é biblico,estejamos atentos para o ouvir de Deus;pois temos que estar preparados pois nós não sabemos nem o dia nem a hora da vinda do Rei dos Reis.O Senhor toca em um assunto hoje que me faz sempre me dedicar ao meu proximo e nunca tomar decisões precipitadas.e dar valor a moral e a ética.''eu tinha 2 avós que eu as amava de um jeito diferente;a mae do meu pai era muito brincalhona e a da minha mae era muito seria e eu muito timida,a minha vo que era brincalhona conseguia tirar brincadeiras comigo e a outra nao .ai eu achava que ela nao me amava.somos 7 filhos,1 irmao e 1 irma minha sempre foram muito estrovertidos e se achegavam as minhas 2 avos com facilidades .a minha avo por parte do meu pai recebeu la no nordeste a visita de um entao na epoca namorado meu.ele me traiu la e depois fiquei sabendo que ela viu tudo E ....1 ano depois ela veio a brasilia e achei que quando ela chega-se nao iria falar com ela ,mais meus pais me ensinaram a perdoar ea amar .em relaçao a minha outra avo eu achava o contrario.E Deus me mostrou o contrario 3 anos antes dela morrer ela veio morar com meus pais em 2000 mil ela e eu no mesmo mes passamos por 2 cirurgia cada uma.ela amputou um dedo e depois parte da mesma perna.e eu de hernia umbilical e apendicite.QUANDO NOS CHEGAMOS DO HOSPITAL estavamos nos recuperando .em uma de nossas conversa ela na mesa começou a chorar e me disse sabe filha voce é uma guerreira e eu acordo todas as madrugadas e falo com Deus assim,''DEUS EU JA VIVI MUITO E ELA E NOVA AINDA TEM MUITO O QUE VIVER.DEUS ME LEVA E DEIXA ELA VIVER.claro que eu sei que todo muito ja tem o seu dia marcado pra ir ,mais o amor que ela me demostrou muito tocou ao meu coraçao,QUE AMOR DE AVO,EU FUI AGRACIADA POR DEUS e EU ADORO ADORO ADORO AO MEU DEUS POIS ELE ME DA A CHANCE DE CADA DIA ME FAZER UMA SERVA DELE FIEL E TEMENTE A ELE.1 SEMANA DEPOIS ELA VEIO A FALACER E ME DEIXOU UM GRANDE LEGADO.NEM TODO MUNDO QUE SE ACHEGA A NOIS DIZENDO OU DEMOSTRANDO AMOR ,É O VERDADEIRO AMOR.O AMOR É PACIENTE 1 CORINTIOS 13

    ResponderExcluir
  7. Shalom Pr.Nill!

    É verdade Pr.Nll,lendo a sua postagem lembrei desse versículo: Buscai ao Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto.Saías 55,6.

    Devemos buscar ao Senhor hoje, de todo o coração e sinceramente, hoje é o dia da salvação(Jesus),pois amanhã,Ele pode não ser encontrado e ser tarde demais.

    O mesmo acontece com as pessoas de quem a gente ama,DEVEMOS AMAR-LAS hoje.Que não temos o direito de esperar amanhã pra dizer que a ama,
    que és especial.

    ResponderExcluir
  8. Paz, Creio que o nosso relacionamento com Deus influencia todos os nossos relacionamentos e vai influenciar nossas atitudes diárias. Pessoas saudáveis são pessoas que tem um relacionamento real com Deus. Mas temos que estar realmente como você colocou, vigilantes e declarando nosso amor a Ele. Uma abençoada semana para você e sua família.

    ResponderExcluir
  9. Shalom. Tudo bem pastor? É verdade...do que adianta dizer que amo Deus se eu dedico meu tempo a tantas outras coisas que não são do Senhor.Com certeza precisamos vigiar e perceber a quem estamos amando de verdade.Fique na paz.Abraço.

    ResponderExcluir
  10. O fácil se faz logo, o difícil demora um pouco, o impossível entrega nas mãos de Deus, porque para Ele tudo é possível...

    ResponderExcluir
  11. Gosto de pensar e achar que sou a queridinha do meu Pai, do pai celestial. Gosto de dizer a Ele que quando Jesus voltar eu quero ser a primeira a abraçá-lo. E se alguém retrucar eu digo: Esforça-te!Estou determinada a isso. Que Deus tenha misericórdia de mim e não me deixe. Amo esse Deus. Pai não permita que eu te largue, por nada. Deus abençoe a todos nessa manhã. Grande é a alegria no meu coração. Obrigada por essas vidas, Senhor e que todos possam abraçar Jesus na sua volta.

    ResponderExcluir
  12. Nill vc é um discípulo de Jesus ou só mais um religioso procurando fama e/ou promovendo a própria imagem.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.