Translate

domingo, 27 de janeiro de 2019

A Tragédia de Brumadinho e a Urgência da Conversão

A tragédia de Brumadinho abalou o Brasil. Oro a Deus para que Ele console os sobreviventes e as famílias das vítimas. São dezenas de mortos e centenas de feridos, além dos enormes prejuízos patrimoniais e ambientais.

Podemos tirar muitas lições dessa tragédia, mas eu quero citar apenas três:

PRIMEIRA LIÇÃO: DINHEIRO NÃO É TUDO

Em Lucas 12:13-21 vemos Jesus confrontando um homem sobre o perigo da avareza. O Senhor lhe apresenta a seguinte parábola:
"Um homem que estava no meio da multidão disse a Jesus: — Mestre, mande o meu irmão repartir comigo a herança que o nosso pai nos deixou. Jesus disse: — Homem, quem me deu o direito de julgar ou de repartir propriedades entre vocês? E continuou, dizendo a todos:— Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.Então Jesus contou a seguinte parábola:— As terras de um homem rico deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: 'Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita. O que é que vou fazer? Ah! Já sei! — disse para si mesmo. — Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: ‘Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se.’ Mas Deus lhe disse: 'Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?'Jesus concluiu:— Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos". (Lucas 12:15-21 / Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
Jesus falou assim com aquele homem porque ele fez um pedido ganancioso. Claramente, ele queria uma decisão só a seu favor e não um julgamento justo. No entanto, muitas vezes acontece o mesmo com a gente. Nós também nos deixamos iludir pelas riquezas e colocamos o lucro acima da justiça.
Devemos ter muito cuidado, porque Jesus nos ensina que “a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”.
Diga-me, do que adiantou as riquezas das vítimas de Brumadinho na hora em que foram engolidas pela lama?
Uma médica de 35 anos de idade foi a primeira vítima a ser identificada pelas autoridades. Linda, jovem, provavelmente gozando de um boa situação financeira. De que adiantou tudo isso na hora da sua morte? Nada!
Eu não estou julgando essa moça, provavelmente era uma boa pessoa, não é essa a questão.
O ponto que quero destacar é que na hora da morte de nada adianta termos dinheiro, títulos, um bom emprego, porque a morte traga a todos, ricos e pobres, assim como aconteceu em Brumadinho.
Mesmo assim, muita gente ainda pensa como aquele homem da parábola que acabamos de ler. Só pensam em acumular riquezas, em se dar bem na vida, para um dia poderem dizer a si mesmos: “Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se”. (Lucas 12:19).
Que absurdo!
Sabe porque caixão não tem gaveta? Porque desta vida nada se leva, todos nossos bens materiais ficarão por aqui quando nós partirmos. Por isso Jesus disse em Lucas 12:20: “Mas Deus lhe disse: ‘Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?”.
Com isso em mente, passemos agora à nossa segunda lição.

SEGUNDA LIÇÃO: PREPARE-SE PARA O SEU ENCONTRO COM DEUS

O que será que está acontecendo com as pessoas que morreram em Brumadinho? Elas simplesmente deixaram de existir? Elas foram para um plano melhor? Estão fazendo os preparativos para reencarnarem?
Respondo. Elas não deixaram de existir. Elas não foram necessariamente para um plano melhor e com certeza elas não vão reencarnar.
Segundo a Bíblia, só há dois destinos certos para aquelas pessoas: (1) vida eterna para aqueles que confiaram suas vidas a Jesus Cristo ou (2) condenação eterna para aqueles que desprezaram a Jesus Cristo. Por isso o Senhor disse em Mateus 6:19-21: “Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração”.
Aquele que não se prepara para o encontro com o Senhor é um louco! Porque, em termos de salvação da condenação eterna, da salvação da ira de Deus que será derramada sobre o pecado, do julgamento divino, eu lhe garanto que o nosso sucesso profissional, o nosso dinheiro, as nossas boas ações, a nossa religião, nada disso irá nos livrar do castigo eterno. Somente nossa fé em Jesus Cristo garantirá nossa passagem para a vida eterna! Porque a salvação da ira de Deus se dá por meio de um favor que Deus nos dá, mesmo sabendo que nós não merecemos esse favor. Isso é o que a Bíblia chama de graça de Deus!
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2:8,9).
Como Jesus Cristo pagou o preço pelos nossos pecados ao morrer na cruz, foi saciada a justiça divina. Sim, porque “sem derramamento de sangue, não há remissão”. (Hebreus 9:21). Por isso que a salvação vem de graça para todos nós, porque Cristo já pagou o preço da nossa salvação! Porque Cristo venceu a morte, quem nele crer também vencerá!
Veja o que Paulo escreveu em 1 Coríntios 15: 20-22. Transcreverei o texto da na Nova Tradução na Linguagem de Hoje: 
“Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão”.  
Eu não sei quantas das vítimas de Brumadinho estavam preparadas para seu encontro com Deus, mas sei que somente aqueles que entregaram suas vidas a Jesus Cristo terão a vida eterna.
Você está preparado para seu encontro com Deus? Sabe porque esta pergunta é importantíssima? A resposta está na terceira lição de hoje.

TERCEIRA LIÇÃO: NINGUÉM SABE QUANDO ESTARÁ DIANTE DE DEUS

Na parábola de Lucas 12:13-21, aquele homem também não tinha a mínima ideia de que naquela mesma noite ele morreria e teria um encontro com Deus. O mesmo aconteceu com as vítimas de Brumadinho.
Sem aviso algum, as vítimas de Brumadinho foram surpreendidas pela lama da barragem e muitas acabaram morrendo. Morreram, sem qualquer aviso. Tenho certeza de que as vítimas não faziam a mínima ideia de que morreriam naquele dia. O mesmo pode acontecer com qualquer um de nós.
Nenhum de nós sabe o dia que vai estar diante de Deus. Por isso, é urgente que estejamos prontos para nos encontrarmos com o Senhor. Por isso o dia da conversão é hoje!
Hoje é o dia da salvação, como lemos em 2 Coríntios 6:2 na Nova Tradução na Linguagem de Hoje: 
“Escutem o que Deus diz: ‘Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação.’ Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo”.
Hoje é o dia para se converter, porque amanhã talvez não seja mais possível, talvez amanhã não haja mais tempo.

No amor de Cristo,

Nill.

8 comentários:

  1. o melhor de tudo e jesus nao e bens isso ou aquilo so que muitos desprezam essa boa parte jesus abencoe e tenha misericordia

    ResponderExcluir
  2. Feliz aquele que o senhor Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade! Feliz aquele cuja maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga.Que preparemos nossos caminhos para o senhor;Belíssima reflexão querido pastor.

    ResponderExcluir
  3. A paz,seria muito bom adoraria aprender mais sobre esse assunto pastor.

    ResponderExcluir
  4. Aquele que se prepara para salvação eterna espera ansioso pela volta do Senhor Jesus. Está muito difícil viver nesse mundo de injustiça. Tantas pessoas cheias de orgulho, ganância, e vazias de Deus.Não se dão conta de que nada é definitivo.

    ResponderExcluir
  5. Marília e Rosângela, por favor, leiam a 1ª Epístola de João, mas leiam todos os cinco capítulos e meditem a respeito. Creio que será uma bênção para suas vidas. Deus as abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Uma tragédia assim nos deixa inconformados, mas quando acontece com pessoas que conhecemos é ainda pior, é angustiante!
    Só Deus é capaz de fazer algo para confortar esses corações, essas famílias que não tiveram a graça de encontrar os seus com vida e nem mesmo os corpos... Oro para que seja uma situação que os faça se aproximarem de Deus, entenderem que Deus é Soberano, que somos completamente dependentes Dele. E que tudo, absolutamente tudo, está em Suas mãos!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.