Translate

sábado, 27 de julho de 2013

A Bíblia: regra de fé e prática

Já faz quase 20 anos que sirvo a Jesus Cristo. Em quase duas décadas de comunhão com Deus, além de me formar em Direito, também me graduei em Teologia, para melhor ensinar e pregar o Evangelho. Em todos esses anos, tenho notado como muitos cristãos ainda têm uma visão distorcida da Palavra de Deus.

Portanto, na tentativa de auxiliá-los, quero esclarecer alguns pontos relativos à fé cristã. Vamos lá:

I - Todos são filhos de Deus?

Não. Todos os seres humanos são criaturas de Deus, mas,  filhos, somente aqueles que entregam suas vidas a Jesus Cristo.

"Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.
Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus".
(João 1:10-13).

II - Todos caminhos levam a Deus?

Não. Todos os caminhos não levam a Deus, mas, somente Jesus Cristo, pois Ele é o único Caminho.

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim". (João 14:6).

"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo". (1 Timóteo 2:5-6 ).
 
 III - É errado julgar?

Não é errado julgar, avaliar, discernir entre o que é certo ou errado, desde que, em primeiro lugar, venhamos a corrigir nossas próprias vidas.
 
"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão". (Lucas 6:41-42 ).

"Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom". (1 Tessalonicenses 5:19-21).

IV - É errado ter a Bíblia como única regra de fé e prática?
 
Não. Embora a tradição da igreja tenha sua importância, ela deve ser submissa à Palavra de Deus. Devemos fundamentar nossas crenças e o que pensamos da divindade na Bíblia, nossa regra de fé e prática.
 
"Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.
Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo.
Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.
Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos.
Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra". (Salmos 119:97-101).

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra". (2 Timóteo 3:16-17).

No amor de Cristo, 

Pr. Nill.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Perseverar e Vencer!

Meus parabéns ao clube Atlético Mineiro pela conquista da Copa Libertadores da América 2013. Foi um jogo emocionante!

O time teve que reverter um placar desfavorável, passar por uma prorrogação e vencer o adversário somente nas cobranças de penalidades. Perseveraram e venceram!

Assim também é a nossa vida espiritual. Veja:

Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? "
Jesus respondeu: "Cuidado, que ninguém os engane.
Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ e enganarão a muitos.
Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.
Tudo isso será o início das dores.
"Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.
Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros,
e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.
Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,
mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
(Mateus 24:3-13)

 Portanto, perseveremos em servir ao Senhor Jesus, pois, ao final, receberemos o prêmio da vida eterna!

No amor de Cristo,

Pr. Nill.
 


quarta-feira, 24 de julho de 2013

A quem reverenciamos?

Hoje, em sua homilia, o Papa Francisco falou sobre ídolos passageiros, tais como dinheiro, sucesso, poder e prazer. Disse que são necessários valores imateriais que são o coração espiritual de um povo. A seguir fez alusão à história da estátua da Senhor Aparecida encontrada no Rio Paraíba, dizendo:  "Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera se tornaria o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma mãe?". Completando a seguir: "Se nos aproximamos Dele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele."

Com o devido respeito, na minha opinião, a pregação fica totalmente prejudicada quando não é cristocêntrica. Percebe-se que o pregador ficou dividido entre o que é bíblico e o que não é. Ele procurou transmitir a mensagem bíblica, mas não alcançou seu objetivo por não se ater somente à Palavra de Deus, gerando uma confusão na mente de seus ouvintes. A foto abaixo resume o antagonismo da sua prédica:


A quem reverenciamos? Quem nos abençoa? De onde vem a nossa salvação? Para entender o que estou dizendo, leia e medite nos seguintes textos:

"Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam".

(Salmos 115:1-8)

"Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".
(1 Coríntios 3:9-11 )

"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém". (1 Pedro 4:11)
Pense nisso. E que Deus te abençoe.

Pr. Nill.






domingo, 7 de julho de 2013

Um só golpe

O que mais me chamou a atenção na luta entre Anderson Silva e Chris Weidman não foi a derrota em si, mas, como ela aconteceu.

Anderson insistiu em ficar com a guarda baixa e pagou o preço por essa decisão. 

É um princípio básico das artes marciais: nunca subestime seu adversário.

Creio que é por isso que a Bíblia nos ensina a diariamente usarmos todas as armas que Deus nos deu para vencermos a batalha espiritual, porque, se vacilarmos, um só golpe do diabo poderá nos levar ao chão.

Que Deus tenha misericórdia de nós e estejamos sempre alertas!

Na força de Jesus Cristo,

Pr. Nill.

"Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiçae tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos". Efésios 6:11-18


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Plebiscito e Conversa para Boi Dormir

"Conversa para boi dormir" é uma frase muito usada na minha terra para descrever aqueles diálogos que só têm a intenção de protelar uma decisão. Pois então, essa proposta de plebiscito para reforma política não está me agradando, parece que estão tentando nos enganar novamente.

Há mecanismos mais céleres para isso, caso realmente haja vontade dos nossos parlamentares para tanto.

Continuemos a orar pelo Brasil, sempre alertas.

E que Jesus Cristo tenha misericórdia do nosso país.

Pr. Nill.