Acabo de ler no site estadão.com.br que o plenário da Câmara dos Deputados livrou uma deputada do processo que a acusava de quebra de decoro parlamentar por vídeo em que aparecia recebendo dinheiro de um homem que teria sido pivô do “mensalão do DEM”, fato amplamente noticiado pela imprensa brasileira. Consta que 265 deputados votaram pela absolvição da deputada, enquanto 166 votaram pela cassação e 20 se abstiveram. Ao todo, votaram 451 deputados.
Foi intrigante ouvir pela TV a deputada dizer que na época dos fatos não era parlamentar, logo, não era obrigada a seguir o código de ética da Câmara dos Deputados. Mas, este seria o único código de ética existente? Não existe algum código de ética em nossa sociedade? Somente os deputados devem agir com ética?
Bem, se alguém puder me responder de forma civilizada e fundamentada, eu ficarei agradecido.
Graça e paz!
Pr. Nill.
As pessoas estão se perdendo e já não se importam mais com o q é ético! Elas acham q ninguém se importa com isso hoje em dia. Simplesmente agem ao seu bel-prazer por saberem q há outros fazendo o mesmo. Ora, essas mesmas pessoas ferem príncipios por estarem longe de Deus, quanto mais afastados mais livres de moral e ética estão. E enganam a outros e a si mesmos; q tenhamos cuidado. "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;" (Colossenses 2 : 8)
ResponderExcluirEm Cristo!!
Em entrevista para a revista da OAB, o ex-presidente, Newton de Sisti, advogado militante, Falou: " Embora as instituições brasileiras tenham evoluido para um regime democrático, o país experimenta uma "involução" na moral dos homens públicos. E para alterar esse quadro, combater a corrupção e consolidar a democracia, é necessário trabalhar na conscientização do eleitorado, introduzindo, desde os primeiros anos escolares, disciplinas que tratem de ética e moral". E mais: "Evidentemente que houve uma evolução nas instituições democráticas. Mas ouve uma involução no comportamento de nossos governantes. A ética foi jogada para terceiro plano."Por considerar que houve uma quebra do espírito público, com políticos tratando mais de seus interesses pessoais que do interesse público, ele considera necessário que a sociedade aposte na educação como elemento transformador da cultura política brasileira. "Falta educação democrática em todos os níveis.Considero importante que se introduza o ensino da ética e da moral desde os primeiros anos escolares". Talvez não tenha respondido suas questões, claramente, mas estou concordando com ele. A raíz dos problemas éticos está na educação. A falta de educação é a raiz de todos os males. Espero que isso tenha lhe ajudado
ResponderExcluirFicou longo o texto, mas no final do comentário, esse homem de 50 anos fala a frase que mais me chamou a atenção:"O prejuízo evidente que temos hoje é a falta da cultura de cidadania. Para combater a corrupção é preciso reformar o caráter dos homens".
ResponderExcluirÉ degradante a conduta dessas pessoas que não valorizam esses pricípios,as quais trocam tudo por dinheiro e poder.
ResponderExcluirÉtica está ligado com moralidade,honestidade e respeito,isto é uma obrigação de todos independente de qual função exerça.
Deus tenha misericórdia de todos nós.
Pastor Nill, quando eu falei que a educação é a raiz de todos os males, veio-me à mente o versículo em provérbios capítulo 22 vers. 6 "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".Paz e graça.
ResponderExcluirRetificando : a falta de educação é a raiz de todos os males. Ao citar a idade do Sr. Newton José, são cinquenta anos de profissão. Experiência e sabedoria encontrei nesse homem. Por isso, achei importante compartilhar.
ResponderExcluirIsso pra mim é lamentável !
ResponderExcluir