Translate

sábado, 30 de abril de 2011

Coragem para servir

Alguns dizem que é difícil conhecer a vontade de Deus. Não direi que seja tão fácil, mas se lermos a Bíblia e buscarmos a face do SENHOR em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo, perceberemos que é mais fácil do que imaginamos.

Quando passamos a ler a Bíblia e orar ao Senhor Jesus Cristo, não temos dificuldade em perceber que não podemos mentir, roubar ou prejudicar ao próximo. Assim, nosso maior problema não é saber o que devemos fazer, mas ter coragem para fazer o que precisa ser feito.

Contudo, não devemos desistir. Podemos vencer esse problema e passar a fazer o que Deus espera de nós: "Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio". (2 Tm 1:7)

Que Deus tenha misericórdia de nós!

Pr. Nill.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa: Coelho X Cordeiro

O que o termo páscoa te faz lembrar? Chocolate e coelhinho da páscoa, não é? Mas, creio que você já possa imaginar que páscoa significa muito mais do que isso.

Ouvi dizer que os cristãos adotaram o ovo como símbolo da tumba da qual Jesus ressuscitou, que mais tarde passou a ser feito de chocolate. Já o coelho seria símbolo de fertilidade e de nova vida para alguns povos antigos. Por isso, foi inserido no contexto da páscoa, pois a páscoa tem o significado de restauração.

No entanto, eles não são os melhores símbolos a serem utilizados. Isto porque a páscoa está diretamente relacionada com a figura do cordeiro.

Páscoa vem de uma palavra hebraica que tem um significado de passagem. Foi utilizada pelo SENHOR quando derramou sobre o Egito a última de suas dez pragas, por ocasião da libertação do povo hebreu da escravidão que lhe era imposta por aquele país.

O SENHOR determinou que um cordeiro fosse morto e preparado como alimento, devendo servir de alimento para a família durante aquela noite. Seu sangue deveria ser passado nas portas das residencias. Assim, quando o SENHOR passasse pela terra do Egito e visse o sangue do cordeiro, pouparia a vida do primogênito daquela família. Do contrário, ele morreria.

João Batista, ao ver Jesus Cristo disse:

No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! ".
João 1:29
 
Assim como o sangue do cordeiro livrou da morte os primogênitos no Egito, o sangue de Cristo nos livra da morte eterna (ou seja, da eterna separação de Deus!).
 
Quando Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados, Ele afastou a ira de Deus daqueles que Nele crerem .
 
Cristo foi morto na comemoração da páscoa dos hebreus, assim como o cordeiro no Egito. Mas ressuscitou, pois é o Filho de Deus!
 
Que nesta páscoa você não se esqueça do Cordeiro de Deus que lhe oferece libertação da escravidão do pecado.
 
Feliz Páscoa!
 
Pr. Nill.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Celebração à futilidade

Acabo de ouvir uma notícia sobre o casamento do herdeiro do trono britânico. É interessante a atenção que a imprensa brasileira tem dado ao fato.

Fiquei pensando: o que isso importa para nossa vida? Quero dizer, qual o proveito disso para os brasileiros?

Outra coisa, estão tentando dar uma feição de conto de fadas ao casamento real. Mas, com o devido respeito, tais casamentos sempre foram permeados por uma história bem diferente da atual, afinal, os noivos já vivem uma união estável a oito anos!

Perdoem-me, mas, para mim, trata-se de mais uma celebração à futilidade. Que eles devam se casar, não há dúvida (na verdade, já faz tempo que deveriam ter feito isso, pelo menos oito anos atrás). Mas, por que tanta atenção à esse evento? Será que não há coisas mais importantes para observarmos como, por exemplo, um terrível desastre nuclear ocorrido no Japão, o desamparo às vítimas dos desastres naturais do litoral paranaense e da região serrana do Rio de Janeiro, o aumento da criminalidade no Brasil ou a simples entrega da declaração do imposto de renda?

Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.
Eclesiastes 1:2

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Deus é fiel

"se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo".
2 Timóteo 2:13

Fico espantado com a fidelidade de Deus. Como Ele pode não desistir de nós? Como, mesmo diante de nossas falhas, pecados, tropeços, Ele é capaz de continuar nos amando? Como?

Sinceramente, não sei explicar. Posso apenas agradecê-Lo, de todo o meu coração!

Pr. Nill.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Matemática do Amor

Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Mateus 22:37-40
 
Neste domingo ouvi o Pr. Airton pregar sobre a "Matemática do Amor". 

Ele perguntou: quanto amor você tem por si mesmo? Alguns responderam 100, 80, 50 por cento. Várias porcentagens foram dadas.

Depois ele perguntou: E quanto sobra para Deus?

Ele explicou: não é errado amar a si mesmo, afinal, é um mandamento bíblico. Mas, não podemos amar a nós ou ao próximo mais do que amamos ao próprio Deus.

Ele sugeriu a seguinte proporção: dos 100% de amor que temos, deveríamos dar a Deus 50% desse amor (a maior parte). O restante (50%)  dividiríamos entre nós e o próximo, 25% para cada um.

Sabemos que se trata apenas de uma ilustração, mas gostaria que vocês comentassem a questão de quanto amor oferecemos a Deus.

Em Cristo,

Pr. Nill.