Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa: Coelho X Cordeiro

O que o termo páscoa te faz lembrar? Chocolate e coelhinho da páscoa, não é? Mas, creio que você já possa imaginar que páscoa significa muito mais do que isso.

Ouvi dizer que os cristãos adotaram o ovo como símbolo da tumba da qual Jesus ressuscitou, que mais tarde passou a ser feito de chocolate. Já o coelho seria símbolo de fertilidade e de nova vida para alguns povos antigos. Por isso, foi inserido no contexto da páscoa, pois a páscoa tem o significado de restauração.

No entanto, eles não são os melhores símbolos a serem utilizados. Isto porque a páscoa está diretamente relacionada com a figura do cordeiro.

Páscoa vem de uma palavra hebraica que tem um significado de passagem. Foi utilizada pelo SENHOR quando derramou sobre o Egito a última de suas dez pragas, por ocasião da libertação do povo hebreu da escravidão que lhe era imposta por aquele país.

O SENHOR determinou que um cordeiro fosse morto e preparado como alimento, devendo servir de alimento para a família durante aquela noite. Seu sangue deveria ser passado nas portas das residencias. Assim, quando o SENHOR passasse pela terra do Egito e visse o sangue do cordeiro, pouparia a vida do primogênito daquela família. Do contrário, ele morreria.

João Batista, ao ver Jesus Cristo disse:

No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! ".
João 1:29
 
Assim como o sangue do cordeiro livrou da morte os primogênitos no Egito, o sangue de Cristo nos livra da morte eterna (ou seja, da eterna separação de Deus!).
 
Quando Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados, Ele afastou a ira de Deus daqueles que Nele crerem .
 
Cristo foi morto na comemoração da páscoa dos hebreus, assim como o cordeiro no Egito. Mas ressuscitou, pois é o Filho de Deus!
 
Que nesta páscoa você não se esqueça do Cordeiro de Deus que lhe oferece libertação da escravidão do pecado.
 
Feliz Páscoa!
 
Pr. Nill.

10 comentários:

  1. Pastor, uma pena que o mundo prefira acreditar em ovos e coelhinhos e esquecer do Cordeiro Pascal, que tira os pecados do mundo, pior, ver cristãos cultivando essas tradições pagãs, isso entristece...não vejo pecado em comer chocolate, apesar de que engorda e faz mal pra saúde, mas aderir a essa idolatria e aos preços abusivos, isso eu não concordo, pode soar como radicalismo minha opinião, porém não consigo, por mais que me esforce a aderir a esses costumes, nessa época tento me voltar mais prá Deus, e me encher do Seu Espírito. Viva o Cordeiro. Feliz Páscoa a todos.

    ResponderExcluir
  2. Bom, comentar sobre a mensagem da cruz sem ser radical é complicado, principalmente num mundo que cultiva o consumismo. Mas nós como "cristãos" não podemos nos deixar levar por 'tradições pagãs' onde o q menos se lembra é o sacrifício de CRISTO na cruz, o CORDEIRO puro, imaculado, perfeito que venceu a morte e ressuscitou e tudo isso por amor a todos nós e a única coisa q nos pede é o nosso reconhecimento q de q Ele é o único e suficiente Salvador.
    A todos Feliz Páscoa na graça de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Dois Mil Anos atrás,

    um homem veio ao mundo...

    Disposto a ser o maior exemplo

    de Amor e Verdade

    Que a Humanidade conheceria

    Sua proposta de vida

    não foi entendida por muitos

    Condenaram este homem e crucificaram-no,

    ignorando todos os seus propósitos

    de um mundo melhor

    Houve dor,angústia e escuridão.

    Por três dias,o sol se recusou a brilhar,

    a lua se negou a iluminar a Terra,até que,

    ao terceiro dia,a vida aconteceu.

    A Páscoa existe para nos lembrar deste

    espetáculo inigualável chamado ressurreição.

    PÁSCOA..

    Ressurreição do sorriso,da alegria de viver,do amor.

    Ressurreição da amizade e da vontade de ser feliz.

    Ressurreição dos sonhos,das lembranças.

    E de uma verdade que está acima dos ovos de

    chocolate ou até dos coelhinhos.

    Cristo morreu mas ressuscitou.

    E fez isso somente para nos ensinar a

    matar os nossos piores defeitos

    e ressuscitar as maiores virtudes

    sepultadas no íntimo de nossos corações.

    Que esta seja a verdade de nossa Páscoa.

    Desejo a você Lenilson e sua Família uma
    Feliz Páscoa!
    Priscila-Cilla.

    ResponderExcluir
  4. Uma das minhas mais queridas lembranças de infância me remetem a esta época de Páscoa: saíamos cedinho, antes de o sol nascer, no domingo de Páscoa para irmos a uma cidade onde morava um pastor americano amigo de meu pai. Lá em sua Igreja, ele trouxe o costume de celebrar o 'culto da ressureição' antes de o sol nascer, e logo depois toda a igreja ia para sua casa para comer o tradicional 'café da manhã de panquecas com calda de 'maple', aquela árvore símbolo do Canadá.
    Sempre me perguntei porque nós, evangélicos brasileiros, não comemoramos a verdadeira Páscoa.
    Nesta semana pascoal, sinto-me muito grata a Deus por estar me preparando para participar do 'sunrise service' ao ar livre na cidade de Plymouth, MA, onde morei; seguir para o tradicional 'pancake breakfast' na minha amada igreja e depois participar tocando um dos hinos para o coral que tive a honra de ser pianista por mais de dois anos. Um grande presente que recebi do Senhor este ano.
    Feliz Páscoa a todos!!!
    He is risen!! He is risen indeed!

    ResponderExcluir
  5. Vou falar uma coisa que aprendi aqui no norte. Pascoa acontece justamente quando a primavera esta comecando. O Uso do coelho, dos ovos e das cores, eh simbolico. O coelho comeca a reproduzir justamente quando a neve, o frio, que faz o verde morrer (sim, as arvores morrem pra depois renascerem) comeca a florescer de novo. Mesma coisa com as aves, que botam nessa epoca. Claro que aqui tem um comercio tambem em cima disso, mas nao tanto quanto brasil. E o melhor de tudo, eh que em primeiro lugar, eles celebram Cristo. (exemplo de onde eu moro).
    Que o Cordeiro seja celebrado todos os dias :) e nao soh na pascoa. :)

    ResponderExcluir
  6. Paz! Agradeço todos os dias por esta tão linda e maravilhosa salvação que Ele nos deu através de Cristo! Muito boa sua mensagem!

    ResponderExcluir
  7. A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO.
    QUERIDO PASTOR, GOSTO MUITO DE ME ESPREÇAR COM OS SEUS COMENTARIOS. FALAR SOBRE A PASCOA E MUITO BOM,POIS EU CONCORDO COM A SUA SABIA COLOCAÇAO.ATRAVES DA RESSUREIÇAO DE CRISTO O VEU SE RASGOU E NOS TEMOS O LIVRE ASCEÇO COM DEUS.TEMOS A OPORTUNIDADE DE PEDIMOS PERDAO A DEUS,COM UM LIVRE ASCEÇO AO PAI.POR MUITO TEMPO FUI CHAMADA DE BU... , MAIS QUANDO O SENHOR COLOCA O QUE EU PENSO EM RELAÇAO AO QUE O SENHOR DIZ EU ME SINTO INTELIGENTE.POIS O SENHOR E TAO SABIO TAO ESTUDADO E TAO INTELIGENTE QUE EU TO APRENDENDO A FALAR E ME ESPREÇAR COM O SENHOR .''OBRIGADO DEUS PELA A VIDA DO PASTOR NILL ELE É UM VERDADEIRO SERVO''.PASTOR O SENHOR NAO SABI O TANTO QUE O SENHOR TA ME AJUDANDO.DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  8. Nem coelho nem chocolate, mas Cordeiro sim... o que tira o pecado do mundo: JESUS CRISTO! Fik na paz!

    ResponderExcluir
  9. "Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lc 24:6). Jesus ressuscitou!!
    Por causa da ressurreição de Jesus, podemos ter fé, esperança e salvação do pecado.Com este milagre,Deus oferece a maior prova de seu amor por nós.
    Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  10. Porque que a igreja catolica prima tanto pelos sacramentos e até acreditam na transubstanciação (o pão eo vinho tornam-se verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo), e deixam que o comercio sufoque esse sacramento, que é uma ordenança do Senhor, ao dizer "façam isso em memoria de mim, porque todas as vezes que comemos este pão e bebemos este calice anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha" ICo 11.23-34. Conforme Isaias 53 diz "Quem deu credito na nossa pregação, o castigo que nos trouxe a paz está sobre Ele e sobre suas pisaduras fomoes sarados..." Lembre-se: O coelho te leva pro buraco, o Cordeiro te leva para o céu.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.