Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Mateus 22:37-40
Neste domingo ouvi o Pr. Airton pregar sobre a "Matemática do Amor".
Ele perguntou: quanto amor você tem por si mesmo? Alguns responderam 100, 80, 50 por cento. Várias porcentagens foram dadas.
Depois ele perguntou: E quanto sobra para Deus?
Ele explicou: não é errado amar a si mesmo, afinal, é um mandamento bíblico. Mas, não podemos amar a nós ou ao próximo mais do que amamos ao próprio Deus.
Ele sugeriu a seguinte proporção: dos 100% de amor que temos, deveríamos dar a Deus 50% desse amor (a maior parte). O restante (50%) dividiríamos entre nós e o próximo, 25% para cada um.
Sabemos que se trata apenas de uma ilustração, mas gostaria que vocês comentassem a questão de quanto amor oferecemos a Deus.
Em Cristo,
Pr. Nill.
sabe pastor,eu acho que deveriamos dar tambem 90% do nosso amor,como ele nos ensinou sobre o dizimo.sermos fiel a ele pois o restante que nos sobra ele multiplica.se 10% nos sobra ele nos abençoa sobre maneira para que nós tenhamos o amor vindo dele para nós e nosso proximo.pois tudo que entregamos para DEUS ele é tao maravilhoso que nos entrega com perfeiçao,ai a gente vai saber nos amar e amar o proximo.penso assim,pois tive uma grande experiencia com o nosso DEUS.somando tudo na matematica do amor dado por DEUS ele entrega-nos os 100%.ai o amor que ele nos entrega vem perfeito sem restriçao porque veio do papai do céu .e nessa matematica só os fiés saem aprovados.
ResponderExcluirÉ interesante essa matematica e é uma divisão sábia.Separando as partes q deve conter nesse amor para com Deus DE TODO O CORAÇÃO( o q me faz pensar nessa parte q é no coração q estam as emoções)DE TODA SUA ALMA( o q eu entendo sobre a alma é o q dá vida, movimento ao corpo sem a alma o corpo vira pó)E DE TODO O SEU ENTENDIMENTO( é a sua mente).A palavra TODO se refere q esse amor tem q ser completo contendo o coração, alma e o entendimento.Já no segundo mandamento começei a ficar meio confusa pois me vei alguns questionamento e eu prefiro não expor no comentario.Estou precisando refletir mais sobre esse amor. Me perdoem por não saber comentar direito de quanto amor oferecemos a Deus.Deus abençoe a todos.
ResponderExcluirA paz do Senhor,pr.Nill!
ResponderExcluirEu não consegui chegar a um percentual,mas creio que deixo a desejar.
Que Deus tenha misericordia de mim.
Oi,Pastor!Confesso que estou com dificuldade para responder,não sei quanto amor deveria dar a Deus,mas pesso a misericórdia e o perdão do Pai na minha vida e de todos nós.
ResponderExcluirPorém,se cada um dedicasse um pouco desse amor, não estaria acontecendo tantas tragédias no mundo,famílias destruídas,jovens drogados,vidas tiradas brutalmente e tudo isso é resultado da falta de Amor a Deus, bem como a si mesmo e ao próximo.
Olá pastor. A ilutração me fez refletir, posso até estar errada mas concordo com 'Evangelista' q comentousobre uma porcentagem maior. Nós não conseguimos a plenitude do amor como Deus assim o consegue. No entanto qdo falamos do amor de mãe pelo seu filho, dizemos q ela s entrega por inteiro, o mesmo ocorre qdo falamos de homem e mulher. Se temos q buscar a Deus em 1º lugar (e amá-Lo) r q todas as coisas nos serão acrescentada, creio q a nossa porcentagem de amor a Deus tbm deve ser 100% e se Ele está em nós, nos amaremos e por consequência amaremos ao próximo. Tudo q entregamos a Deus, Ele nos dá em dobro ou até mais. Se entregamos 100% do nosso amor teremos o dobro q dividiremos com o nosso próximo. Nessa matemática eu creio q se dermos 1000% do nosso amor a Deus, Ele não deixará faltar para nós e nem pra o próximo. E assim verdadeiramente O amaremos de 'todo' coração, de 'toda' alma e de 'todo' entendimento.
ResponderExcluirQ Deus tenha compaixão de nós por não conseguirmos amá-Lo na sua plenitude!!
Paz! Em termos de valores da ilustração como sabermos que estamos dando os 50% de nosso amor ao Senhor? Amar a Deus é querer está com Ele em todos os momentos de nossas vidas, que Ele participe de tudo. Quando gostamos de alguém, não é o meu caso no momento,queremos passar tempo com a pessoa; compartilhar nossa vida; nossos pensamentos muitas vezes estão voltados para aquela pessoa. Sei que amar a Deus é muito maior. Quando passamos tempo com Deus; pensamos Nele; nossas orações não apenas para pedir; nossa adoração no agir, falar, caminhar. Buscando à Ele através da palavra com a prática alimenta o nosso amor e nos faz crescer em todos os sentidos. É amarmos a Ele realmente de todo coração, alma e entendimento. Creio que se fizermos está proporção, aí Deus terá nossos 50% ou até mais.Em relação a amar o próximo será uma consequência do quanto amamos a Deus.
ResponderExcluirPaz Novamente Pr. Nill!
ResponderExcluirNa realidade nosso amor por Deus tem que ser 100% pois é o primeiro em nossas vidas. Amar o meu próximo como a mim mesmo é consequencia dos 100% à Deus. Você não acha?
Pr.Nill,Graça e paz de Deus!
ResponderExcluirA única coisa que eu sei é que amo Deus de todo meu coração e confio nele.E sei tb que Ele nos ama.O amor de Deus é gratuito e incondicional.
...O que amar a Deus, ame também a seu irmão.I Jo 4,21.
O Senhor disse: “Amo-te com eterno amor, por isso, te estendi o Meu favor” (Jer 31,3).O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador!Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito*(Sof 3,17).
Amar a Deus é antes de tudo obedecê-lo. Amar 100% a Deus é amar 100% o próximo e a si mesmo. O amor permite você aceitar o outro como é e juntos construir um ser melhor. Assim Jesus deixou como exemplo esse amor, ele não impos nada, apenas amou. Sua matemática era perfeita. Muitos são os que se entregam 100% para servi-lo. Deus honra. Deus é maravilhoso. Que Ele abençoe esse dia com a sua glória todos os corações e derrame de seu Espírito a todos. Paz e graça.
ResponderExcluirAme o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.Só Deus é capaz de amar 100%,tanto que foi capaz de negar-se como Deus por nós...nós? o negamos todos os dias.Porém é justamente a nossas debilidades que nos faz entender que somos totalmente dependentes do Senhor e isso nos faz amá-lo com todo nosso coração, alma e entendimento.Que bom que Deus nos ama tanto assim...um amor tão grande e inexplicável e que bom que aceita nosso amor por Ele mesmo tão cheio de falhas.
ResponderExcluirPAZ DO SENHOR JESUS CRISTO SEJE CONTIGO E OS DEMAIS IRMAOS EM CRISTO.PARA FALAR DA MATEMATICA DO AMOR,VOU SER BEM BREVE E MEDITAR NOS DEZ MANDAMENTOS QUE O NOSSO DEUS NOS DEIXOU.O PRIMEIRO FALA TUDO ELE NOS ENSINA A MULTIPLICA,DIVIDIR SUBITRAIR E SOMAR. CONOSCO E O NOSSO PROXIMO.'''AMARAIS AO SENHOR TEU DEUS DE TODO O CORAÇAO,DE TODA A TUA ALMA,DE TODO O TEU ENTENDIMENTO E DE TODA AS TUAS FORÇAS.''' MARCOS 12,VERS30
ResponderExcluir