Translate

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Matemática do Amor

Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Mateus 22:37-40
 
Neste domingo ouvi o Pr. Airton pregar sobre a "Matemática do Amor". 

Ele perguntou: quanto amor você tem por si mesmo? Alguns responderam 100, 80, 50 por cento. Várias porcentagens foram dadas.

Depois ele perguntou: E quanto sobra para Deus?

Ele explicou: não é errado amar a si mesmo, afinal, é um mandamento bíblico. Mas, não podemos amar a nós ou ao próximo mais do que amamos ao próprio Deus.

Ele sugeriu a seguinte proporção: dos 100% de amor que temos, deveríamos dar a Deus 50% desse amor (a maior parte). O restante (50%)  dividiríamos entre nós e o próximo, 25% para cada um.

Sabemos que se trata apenas de uma ilustração, mas gostaria que vocês comentassem a questão de quanto amor oferecemos a Deus.

Em Cristo,

Pr. Nill.

11 comentários:

  1. sabe pastor,eu acho que deveriamos dar tambem 90% do nosso amor,como ele nos ensinou sobre o dizimo.sermos fiel a ele pois o restante que nos sobra ele multiplica.se 10% nos sobra ele nos abençoa sobre maneira para que nós tenhamos o amor vindo dele para nós e nosso proximo.pois tudo que entregamos para DEUS ele é tao maravilhoso que nos entrega com perfeiçao,ai a gente vai saber nos amar e amar o proximo.penso assim,pois tive uma grande experiencia com o nosso DEUS.somando tudo na matematica do amor dado por DEUS ele entrega-nos os 100%.ai o amor que ele nos entrega vem perfeito sem restriçao porque veio do papai do céu .e nessa matematica só os fiés saem aprovados.

    ResponderExcluir
  2. É interesante essa matematica e é uma divisão sábia.Separando as partes q deve conter nesse amor para com Deus DE TODO O CORAÇÃO( o q me faz pensar nessa parte q é no coração q estam as emoções)DE TODA SUA ALMA( o q eu entendo sobre a alma é o q dá vida, movimento ao corpo sem a alma o corpo vira pó)E DE TODO O SEU ENTENDIMENTO( é a sua mente).A palavra TODO se refere q esse amor tem q ser completo contendo o coração, alma e o entendimento.Já no segundo mandamento começei a ficar meio confusa pois me vei alguns questionamento e eu prefiro não expor no comentario.Estou precisando refletir mais sobre esse amor. Me perdoem por não saber comentar direito de quanto amor oferecemos a Deus.Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor,pr.Nill!
    Eu não consegui chegar a um percentual,mas creio que deixo a desejar.
    Que Deus tenha misericordia de mim.

    ResponderExcluir
  4. Oi,Pastor!Confesso que estou com dificuldade para responder,não sei quanto amor deveria dar a Deus,mas pesso a misericórdia e o perdão do Pai na minha vida e de todos nós.
    Porém,se cada um dedicasse um pouco desse amor, não estaria acontecendo tantas tragédias no mundo,famílias destruídas,jovens drogados,vidas tiradas brutalmente e tudo isso é resultado da falta de Amor a Deus, bem como a si mesmo e ao próximo.

    ResponderExcluir
  5. Olá pastor. A ilutração me fez refletir, posso até estar errada mas concordo com 'Evangelista' q comentousobre uma porcentagem maior. Nós não conseguimos a plenitude do amor como Deus assim o consegue. No entanto qdo falamos do amor de mãe pelo seu filho, dizemos q ela s entrega por inteiro, o mesmo ocorre qdo falamos de homem e mulher. Se temos q buscar a Deus em 1º lugar (e amá-Lo) r q todas as coisas nos serão acrescentada, creio q a nossa porcentagem de amor a Deus tbm deve ser 100% e se Ele está em nós, nos amaremos e por consequência amaremos ao próximo. Tudo q entregamos a Deus, Ele nos dá em dobro ou até mais. Se entregamos 100% do nosso amor teremos o dobro q dividiremos com o nosso próximo. Nessa matemática eu creio q se dermos 1000% do nosso amor a Deus, Ele não deixará faltar para nós e nem pra o próximo. E assim verdadeiramente O amaremos de 'todo' coração, de 'toda' alma e de 'todo' entendimento.
    Q Deus tenha compaixão de nós por não conseguirmos amá-Lo na sua plenitude!!

    ResponderExcluir
  6. Paz! Em termos de valores da ilustração como sabermos que estamos dando os 50% de nosso amor ao Senhor? Amar a Deus é querer está com Ele em todos os momentos de nossas vidas, que Ele participe de tudo. Quando gostamos de alguém, não é o meu caso no momento,queremos passar tempo com a pessoa; compartilhar nossa vida; nossos pensamentos muitas vezes estão voltados para aquela pessoa. Sei que amar a Deus é muito maior. Quando passamos tempo com Deus; pensamos Nele; nossas orações não apenas para pedir; nossa adoração no agir, falar, caminhar. Buscando à Ele através da palavra com a prática alimenta o nosso amor e nos faz crescer em todos os sentidos. É amarmos a Ele realmente de todo coração, alma e entendimento. Creio que se fizermos está proporção, aí Deus terá nossos 50% ou até mais.Em relação a amar o próximo será uma consequência do quanto amamos a Deus.

    ResponderExcluir
  7. Paz Novamente Pr. Nill!
    Na realidade nosso amor por Deus tem que ser 100% pois é o primeiro em nossas vidas. Amar o meu próximo como a mim mesmo é consequencia dos 100% à Deus. Você não acha?

    ResponderExcluir
  8. Pr.Nill,Graça e paz de Deus!

    A única coisa que eu sei é que amo Deus de todo meu coração e confio nele.E sei tb que Ele nos ama.O amor de Deus é gratuito e incondicional.

    ...O que amar a Deus, ame também a seu irmão.I Jo 4,21.

    O Senhor disse: “Amo-te com eterno amor, por isso, te estendi o Meu favor” (Jer 31,3).O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador!Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito*(Sof 3,17).

    ResponderExcluir
  9. Amar a Deus é antes de tudo obedecê-lo. Amar 100% a Deus é amar 100% o próximo e a si mesmo. O amor permite você aceitar o outro como é e juntos construir um ser melhor. Assim Jesus deixou como exemplo esse amor, ele não impos nada, apenas amou. Sua matemática era perfeita. Muitos são os que se entregam 100% para servi-lo. Deus honra. Deus é maravilhoso. Que Ele abençoe esse dia com a sua glória todos os corações e derrame de seu Espírito a todos. Paz e graça.

    ResponderExcluir
  10. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.Só Deus é capaz de amar 100%,tanto que foi capaz de negar-se como Deus por nós...nós? o negamos todos os dias.Porém é justamente a nossas debilidades que nos faz entender que somos totalmente dependentes do Senhor e isso nos faz amá-lo com todo nosso coração, alma e entendimento.Que bom que Deus nos ama tanto assim...um amor tão grande e inexplicável e que bom que aceita nosso amor por Ele mesmo tão cheio de falhas.

    ResponderExcluir
  11. PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO SEJE CONTIGO E OS DEMAIS IRMAOS EM CRISTO.PARA FALAR DA MATEMATICA DO AMOR,VOU SER BEM BREVE E MEDITAR NOS DEZ MANDAMENTOS QUE O NOSSO DEUS NOS DEIXOU.O PRIMEIRO FALA TUDO ELE NOS ENSINA A MULTIPLICA,DIVIDIR SUBITRAIR E SOMAR. CONOSCO E O NOSSO PROXIMO.'''AMARAIS AO SENHOR TEU DEUS DE TODO O CORAÇAO,DE TODA A TUA ALMA,DE TODO O TEU ENTENDIMENTO E DE TODA AS TUAS FORÇAS.''' MARCOS 12,VERS30

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.