Translate

sábado, 19 de janeiro de 2013

A imagem do pastor

"Famosa por seus rankings de milionários pelo mundo, a revista norte-americana 'Forbes' publicou em seu site reportagem na qual lista os pastores evangélicos mais ricos do Brasil. A lista é encabeçada de longe pelo líder da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Edir Macedo, com riqueza estimada em US$ 950 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão) e dono de empresas que incluem, entre outras, a Rede Record, o jornal 'Folha Universal' e uma gravadora de música gospel. [...] Os valores citados no site da revista não são oficiais. As estimativas foram baseadas em informações publicadas na imprensa brasileira com dados do Ministério Público e da Polícia Federal. 'A religião sempre foi um negócio lucrativo. E se você for um pregador evangélico brasileiro, as chances de você encontrar uma mina de ouro é bem grande', diz trecho da reportagem. Em segundo na lista de pastores abonados, a 'Forbes' cita o apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus e dissidente da Universal, de onde saiu para fundar a sua própria vertente. Segundo a revista, sua fortuna soma US$ 220 milhões (R$ 450 milhões). Logo atrás aparece Silas Malafaia (US$ 150 milhões, ou R$ 305 milhões), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, R.R. Soares (US$ 125 milhões, ou R$ 255 milhões), da Igreja Internacional da Graça de Deus, e o casal Estevam e Sônia Hernandes (US$ 65 milhões, ou R$ 130 milhões), da Renascer em Cristo. [...]".
Não sou contra uma boa remuneração para pastores, na verdade, eu incentivo as igrejas a pagarem bons valores aos seus líderes. Porém, o que me magoa é saber que a reportagem acima apresenta o moderno estereótipo dos pastores das igrejas evangélicas brasileiras. E esta imagem está totalmente equivocada!
Não digo que os pastores mencionados estejam cometendo algum ilícito, mas, quero deixar bem claro que a maioria absoluta dos pastores brasileiros não são milionários (a começar por mim!), sendo que muitos vivem em situações precárias gastando suas vidas por amor a Cristo e às pessoas.
Conheço ministros que vivem sob constantes ameaças à suas vidas e que jamais terão um patrimônio de milhões de dólares.
Conheço dezenas e dezenas de pastores que vivem modestamente, buscando galardões no Céu e não cifrões em sua conta corrente, como muitas pessoas imaginam.
No entanto, quando os leigos falam sobre pastores a conversa geralmente começa assim: "É, ser pastor dá dinheiro!".
Deus realmente cuida de nós e graças a Ele vivemos com dignidade, mas o quadro acima não retrata a realidade dos ministros do Evangelho, traz apenas algumas exceções.
No amor de Cristo,
Pr. Nill.

4 comentários:

  1. Pastor, me entristece o coração ouvi pessoas leigas acharem q o evangelho é uma 'mina de ouro para aqueles q têm boa lábia' como eu já ouvi de um amigo e quando aparece na mídia pastores milionários fica mais difícil convencer a essas pessoas q não é bem assim.
    Tbm acredito q os líderes devam receber bem quando a igreja tem disponibilidade para isso, até porque o "obreiro é digno do seu salário" (1 Tm 5, 18b). Meu irmão é pastor vice-presidente da igreja (não-remunerado) e eu vejo a luta dele pra se manter bem e manter seu ministério.
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Pastor Nill bom dia! eu acho muito legal as suas postagens! reamente nao sei quanto e o salario de um Pastor ai no Brasil, porem acredito que cada pastor deve viver de manaeira honesta e digna, como o Senhor mesmo mencionou ha pastores que trabalham ai no Brasil e em muitos lugares do mundo de forma deshumana.Tambem os pastores aqui ganham essa fortunas deveriam usar esse dinheiro pra expandir a obra de Cristo e colaborar com esses colegas que vivem de forma deshumana. deveriam devolver ao Senhor em forma de agradecimento o que o Senhor lhes deu. e nao guarda essa fortunas aqui na terra. acredito que o senhor nos da sabedoria para possamos dizima e utilizar as nossas financas para que nao falte pao na nossa casa e tambem guarda para emergencias e claro! Que Senhor ti Abencoe e se te nota que eres uma pessoa que buscas viver com integridade diante do nosso Deus!

    ResponderExcluir
  3. Não acho certo usar a obra de Deus para gerar fortunas, as igrejas são instituídas para ganhar almas e não dinheiro. Tenho me decepcionado com pastores que usam do dom que Deus lhes deu para orar pelos necessitados de Espirito angariando fundos monetários alegando que é para obra de Deus. O Pai Celeste nunca deixará a Obra Dele perecer, ao invés de confiarem no braço forte do Senhor Nosso DEus estão confiando no braço de carne. Infelizmente o meio evangélico está virando comércio. Que Deus tenha misericórdia do seu povo e conceda-nos sabedoria para ganharmos almas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero, número e grau! O que me entristece é que esses poucos, que ganham milhões, acabam por comprometer a imagem dos pastores e também dos cristãos evangélicos. E não parecem estar muito preocupados com isso. :(

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.