Translate

domingo, 20 de janeiro de 2013

Beatificação e a Bíblia

Foi aberto nesta sexta-feira, 18 de janeiro, no Rio de Janeiro, processo de beatificação de Odette Vidal de Oliveira, uma menina carioca que faleceu aos nove anos de idade, conhecida como "Odetinha".

De acordo com o portal Wikipédia:

Beatificação (do latim beatus, abençoado, pelo termo grego μακαριος, makarios) é o ato de atribuir o estatuto de Beato a alguém.
No catolicismo, é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída se encontra no Paraíso, em estado de beatitude, e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. Para outras correntes cristãs não existe uma distinção entre beatificação e canonização.
Estas diferem sobretudo no seguinte: a primeira implica uma permissão local para a veneração enquanto a segunda se estende muito para além disso, tratando-se de um preceito universal. Ao invés da canonização, muitos teólogos não consideram a declaração de beatitude como uma declaração infalível da Igreja. É considerada um passo no sentido da canonização (ser declarado santo).
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Beatifica%C3%A7%C3%A3o)

Mas, o que a Bíblia diz a respeito? Bem, de acordo com as Escrituras, todos aqueles que entregam suas vidas a Jesus Cristo são separados para Deus, sendo assim santificados para Ele:

"à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo" (1 Coríntios 1:2-3 )

No entanto, continuamos a possuir uma natureza pecaminosa:

"Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós".
(1 João 1:8-10)

Santo, sem pecado, somente o Senhor Jesus, o Deus Eterno:

"Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". (1 Pedro 2:22 )

E a Bíblia afirma que há somente um intercessor, um único mediador entre Deus e os homens para o qual se deve recorrer em oração: o Senhor e Salvador Jesus Cristo:

"Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo". (1 João 2:1)
"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo". (1 Timóteo 2:5-6 )
"E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho". (João 14:13 ).

Portanto, temos que escolher em que acreditar: na tradição da igreja ou na Bíblia Sagrada.

Eu escolho a Bíblia.

Em Cristo,

Pr. Nill.

4 comentários:

  1. A bibilia e muito clara em relacao a esse assunto, so

    Deus para abrir olhos daqueles q nao conseguem enxergar a verdade, o papel da oracao e muito importante para q isso tb possa acontecer.
    Deus seja sempre louvado.

    ResponderExcluir
  2. A Paz de Deus,
    É o próprio Jesus quem afirma em João 14:6 que ninguém vem ao Pai senão por Ele. Mas, mesmo Ele fazendo esta afirmação, muitos ainda procuram outras pessoas (como Maria, a mãe de Jesus ) ou meios (como boas obras, boa conduta, o cumprimento da lei) para serem salvas ,curadas e abençoadas.
    Porém, o Senhor nos diz que ... "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte" (Provérbios 16:25).
    É o "inimigo de nossas almas" que tenta desviar a nossa atenção do único e verdadeiro caminho que pode nos levar para o céu ... Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, a Bíblia é a melhor escolha. Está acima de qualquer doutrina religiosa. Mas é interessante como alguns ignoram seus escritos, em prol da necessidade e crer e se apegar a algo mais "concreto". E como isso é triste e dificulta um relacionamento verdadeiro com o Deus Santo!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.