Translate

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tragédia na Boate Kiss e o amor oculto

Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto.
Provérbios 27:5

Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto.
Provérbios 27:5
Ontem assisti a uma entrevista feita com um major do Corpo de Bombeiros que trabalhou no resgate das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Ao falar sobre suas filhas, ele chorou. Elas poderiam estar entre as vítimas... mas, não foram à boate. Ao ser indagado sobre a razão delas não terem ido, ele respondeu: "Porque o pai delas não deixou. É importante impor limites".

Sei que a maioria das vítimas era maior de idade, donos do seu próprio nariz. Mas, eu pergunto, os pais não devem conversar com seus filhos e impor limites saudáveis às suas atividades? Independentemente da idade, não continuam a ser filhos?

O incêndio ocorreu por volta das 2h30min da madrugada. Então, eu pergunto: Como um pai pode dormir tranquilo sabendo que seu filho está fora de casa até essa hora? "Ah, os pais não ficam tranquilos", alguém pode dizer. Então, porque permitem que seus filhos façam isso?

Porque é difícil dizer não? Porque já são adultos? Porque os jovens precisam curtir a vida? Porque não há mal algum nisso? Porque não querem brigar com seus filhos? 

Perdão, mas nenhuma dessas respostas me satisfaz.

Pense nisso.

Pr. Nill.

7 comentários:

  1. nos dias atuais a juventude está bem diferente,os jovens estão colocando limites em seus pais. achando que os pais não devem mais impor, com isto vemos este terrível acontecimento jovens que perderam suas vidas numa noite de curtição,é triste mais é a pura realidade. eu concordo com suas palavras.. filho é ter pra sempre e não até
    aos 18 ou 21 anos pra decidir sozinho a onde anda ou com quem anda

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente esse é o cenário que se encontra muitas famílias, que outorgaram sua obrigação a terceiros ( escola, parentes, babá,...).Que acreditaram que para suprir a carência deixada por eles, era necessário ceder a todos os caprichos de seu filho. E impor limites, saber dizer não na hora certa...seria como um terrível castigo.
    Então, como poderiam impor limites a seu (sua) filho(a) agora que estavam na idade adulta? Se, possivelmente, quando os tinha ainda pequenos não os imponha.
    Não tenho filhos (espero tê-los, um dia) porém, acredito que para educar, formar um(a) homem/mulher não basta apenas impor limites. É fundamental instruir a criança no caminho certo, como afirma Salomão em Provérbios 22:6: "Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

    ResponderExcluir
  3. Esta juventude está "pedindo" limites, quer ouvir um "não". Pois os jovens têm liberdade, mas não sabem o que fazer com ela. Quando um pai ou uma mãe coloca limites para os filhos, estes se sentem protegidos. Claro que não dão o "braço a torcer", mas sabem que seus pais se preocupam com eles e se sentem amados. Se uma criança aprende a respeitar os pais desde pequena, quando crescer, independente da idade,sempre lembrará dos conselhos deles e o respeitarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!! Sempre vi isso nos olhos dos meus filhos. Eles precisam se sentir amados. Corrigir, orientar, guiar o caminho deles... isso é amor...eles sabem disso. Repreender com amor. Amém.

      Excluir
  4. Como eu fui criticada,por "amigos", já adulta, só podendo ficar na rua até - acredite, até as 11:30 e com raríssimas excessões, até a 0h. Parece cedo, mas pra uma mulher dirigindo sozinha, todo cuidado é pouco. Meu pai, um dia que cheguei bem após o combinado, me esperava na sala, sentadinho no sofá, assim que fechei a porta, cuidadosamente, acendi a luz e lá estava ele. Não disse nada e foi dormir. No dia seguinte me advertiu e disse que, como pai, jamais ficaria tranquilo enquanto eu estivesse fora de casa. E minha bronca, foi dada em público, numa "exortação" aos pais, numa EBD, já que quem estava comigo, eram os jovens da Igreja... Nunca mais cheguei além do combinado, e ligava pra avisar onde estava, sempre - e os jovens comigo, rindo, claro! Hoje vejo esses mesmos jovens "curtindo" a vida, num desrespeito total aos pais e uma falta de temor a Deus que me dá medo.
    Hoje vejo o quanto isso me fez bem. Limites. Respeito e o temor ao Senhor. Que Deus tenha misericórdia de nós. E que o Espírito Santo console os pais, as mães e familiares em geral dessa tragédia. E que Ele nos ensine a educar nossos filhos.

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho filhos mas vivi longos anos com um sobrinho criado pela minha mãe, hoje com 19 anos. Minha mãe como avó sempre fez todas as vontades e era triste vê-lo muitas vezes a desrespeitando como nenhum dos seus 4 filhos havia feito. Mas hoje Graças a Deus ele tem mudado e está frequentando uma igreja. Antes ele ia em festividades na minha igreja agora ele disse q está aprendendo a viver como Deus quer e com isso tem melhorado seu comportamento com todos. Não mais ficaremos noites sem dormir.
    Glória a Deus!!
    Acho que a juventude não precisa só dos limites dos pais mas da Palavra de Deus em seu coração. Precisa saber o porq desse limite.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.