Há uma frase central na trama do filme "O Conde de Monte Cristo", baseado no livro homônimo de Alexandre Dumas, dita por Napoleão Bonaparte ao ingênuo Edmundo Dantes, mais ou menos assim: "Neste mundo só existem Reis e Peões". Em outras palavras: ou você é o personagem principal do jogo ou é apenas uma peça de manobra.
Pensei nisso quando soube da eleição do Senador Renan Calheiros para a presidência do Senado.
Dê uma olhada na seguinte notícia publicada no Portal da Revista Veja:
Denúncias contra Renan vão ser arquivadas, avisa Jucá - Aliados do novo presidente do Senado estão decididos a abafar eventuais pedidos de investigação contra o peemedebista no Conselho de Ética
Os aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) estão decididos a passar o rolo compressor sobre eventuais pedidos de investigação contra o novo presidente do Senado. A estratégia é arquivar sumariamente qualquer representação que venha a ser apresentada ao Conselho de Ética para apurar denúncia de que o peemedebista não tinha, em 2007, patrimônio suficiente para justificar os gastos com despesas pessoais decorrentes de um relacionamento extraconjugal."Vamos arquivar", disse na sexta-feira o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Na época do escândalo, Renan foi acusado de ter esses gastos bancados por lobista de uma empreiteira e acabou renunciando à presidência do Senado para escapar de ter o mandato cassado. "Não adianta ficar remoendo o passado. Isso é matéria vencida e discutida no Senado", emendou Jucá. (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/denuncias-contra-renan-vao-ser-arquivadas-avisa-juca)
No jogo político, o que nós somos? Reis ou Peões?
Somos a peça principal do jogo, a peça a ser protegida, somos aqueles que determinarão a vitória ou a derrota?
Ou somos apenas peões, peças de menor importância, descartáveis, que existem apenas para servir ao próposito maior de proteger o rei e atacar o adversário?
Pense nisso. E que Deus te abençoe.
Pr. Nill.
Graça e Paz Pr.!
ResponderExcluirEu penso que só uma palavra pode resumir oque pensamos a repeito de tudo isso,INDIGNAÇÃO.
Sem mais palavras!!!
Pastor, somos reis mas estamos sendo tratados como peões por nossa própria culpa. Quem tem o poder de mudar esse quadro? Porque achamos que nada vai mudar? Precisamos aprender a usar a nossa principal arma política: O VOTO!!
ResponderExcluirNão adianta nada ficarmos lamentando ou indignados se nada fazemos e o q é pior nos acostumamos e nos acomodamos.