Translate

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Vingança ou justiça?

Hoje muitas pessoas estão falando sobre o capítulo final da novela "Avenida Brasil".

Embora eu não tenha assistido essa novela, foi fácil entender seu enredo pelos comentários das pessoas e pelo que tem sido escrito a respeito.

Em resumo, trata-se de mais uma história de revanche regada a traições, mentiras, adultérios e coisas do tipo. Nada novo em termos de teledramaturgia.

Então, por que tanto interesse das pessoas nessa novela? Porque o ser humano tem sede de justiça, deseja que o mal seja castigado, embora na maioria das vezes transforme em vingança pessoal sua tentiva de conseguir a justiça. 

O problema é que a vingança pessoal jamais trará a satisfação que só a justiça pode proporcionar. Mas como obter justiça? Apenas em Deus.

Jesus Cristo disse:

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos". Mateus 5:6

E a justiça de Deus não nos decepciona, pois, é fundamentada na sua vontade que é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).

Mas, se ainda assim você deseja vingança, saiba que Deus é o vingador do seu povo e ninguém mais:

"Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei', diz o Senhor. Pelo contrário: 'Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele'. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem". Romanos 12:19-21.

Deus tenha misericórdia de nós e nos faça justiça!

Pr. Nill.
Romanos 12:19-21

Mateus 5:6




4 comentários:

  1. Acredito que as pessoas se identificaram no enredo dessa novela, pela vingança da personagem. Por mais espiritualizados que a gente seja, sempre nos magoamos ou ficamos com raiva de alguém, pq somos humanos, e o que a Bíblia fala é pra nóis deixarmos por conta de Deus, que só ele saberá nos dá a justiça.
    A vingança só gera mais dor e sofrimento.
    * Que a paz e o amor de Deus esteja conosco.


    ResponderExcluir
  2. Paz! Sábias palavras as suas,como sempre. Não assisti essa novela mas pelo que eu ouvi no trabalho, concordo com você em todos os sentidos!

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanhei a novela por tabela, pelos comentários no local em que trabalho. Creio que mesmo quando pensamos em vingança é algo momentâneo, passageiro ou deveria de ser para os que creem na justiça de Deus.
    Provérbios 20:22 Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará.

    ResponderExcluir
  4. Acompanhei essa novela,e infelizmente as pessoas se identificam mesmo com o personagem por esses sentimentos de raiva e vingança.Mas uma coisa que me chamou muita atenção, no final dela,e que eu penso que as pessoas deveriam olhar pra isso também,é que as duas personagens, que se odiaram tanto e uma delas que tanto buscou a vingança,elas se perdoaram, se abraçaram,foi difícil,mas houve um perdão de ambas as partes.Então devemos deixar a justiça nas mãos de Deus,e descansar no Senhor!
    Graça e Paz a todos!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.