Translate

terça-feira, 25 de março de 2008

Idolatria

Ontem eu assisti uma reportagem sobre uma procissão para um determinado santo. Achei interessante o comentário de um homem dizendo mais ou menos o seguinte: “Se Jesus me confiou esse santo, farei o possível para a festa do ano que vem ser melhor ainda”.

Desconhecimento bíblico, é o que posso dizer. Para a doutrina da Igreja Romana, homens comuns que tiveram uma vida piedosa, após a morte, seriam capazes de interceder a Deus em favor dos vivos. Contudo, a Bíblia diz:

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo. 1 Tm 1:5,6.

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 1 João 2:1.

E sobre a adoração ou veneração de imagens, veja:

O carpinteiro mede a madeira com uma linha e faz um esboço com um traçador; ele o modela toscamente com formões e o marca com compassos.

Ele o faz na forma de homem, de um homem em toda a sua beleza, para que habite num santuário.

Ele derruba cedros, talvez apanhe um cipreste, ou ainda um carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores da floresta, ou plantou um pinheiro, e a chuva o fez crescer.

É combustível usado para queimar; um pouco disse ele apanha e se aquece, acende um fogo e assa pão. Mas também modela um deus e o adora; faz uma imagem e se encurva diante dela.

Metade da madeira ele queima no fogo; sobre ela ele prepara sua refeição...

Do restante ele faz um deus, seu ídolo; inclina-se diante dele e o adora...

Eles nada sabem,nada entendem; seus olhos estão tapados...

Ninguém pára para pensar... “Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira?”

Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de salvar a si mesmo ou de dizer: “Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira?”. Isaías 44:13-20.

Com todo o amor e respeito por aquele homem e por sua liberdade religiosa, discordo teologicamente do seu pensamento, totalmente.

5 comentários:

  1. Também sou totalmente contra idolatria. Fui criada na religião romana e sempre os ví idolatrando imagens...mas nunca entendí. Como podem achar que Deus está numa imagem de barro ou madeira? Ou ainda que pessoas que viveram nessa terra, como seres humanos, possam interceder a Deus? Tb respeito a diversidade religiosa mas acho que o único que pode nos levar a Deus é o nosso salvador Jesus Cristo e o único caminho pra isso é amando ao próximo e seguindo todos os ensinamentos de nosso mestre.

    Fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  2. Sem profecia (PALAVRA) o povo se comrrompe. E como se corrompe!!!

    E a questão é bem mais profunda, porque a idolatria, não importa a forma como se apresente, é um reflexo de um coação desesperadamente vazio e necessitado de Deus. Porque o homem foi criado para adoração e quando não conhece o Deus a quem realmente deve adorar, faz para si um deus, em busca de preencher essa necessidade. É por isso que existem as mitologias, as falsas religiões e os ídolos da modernidade, da mídia e etc...

    Todos os povos precisam de JEsus!

    ResponderExcluir
  3. Por que adorar um pedaço de madeira que serve de lenha para cozinhar seu próprio alimento, barro e gerso que serve para construir sua casa? Se temos um Deus tão lindo para Adora-lo, e ele quer isto de nós.
    O seu comentário à respeito está muito bom.
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Quem dera que a questão da idolatria fosse apenas a adoração de imagens como costume primordialmente católico e de outras religiões.
    Tudo é muito mais profundo do que podemos imaginar.
    Somos, muitas vezes, abordados pela idolatria do próprio "eu", das nossas vontades e desejos, do nosso "eu quero", "eu gosto" e etc.
    Realmente, precisamos ver essa questão com mais profundidade.
    Um abraço
    Nice Lima de Belem/Pa

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.