Nossa palavra portuguesa “páscoa” é derivada da palavra hebraica “pasach”, que significa “saltar por cima” ou “passar por sobre”.
A páscoa foi instituída quando o anjo da morte passou por sobre as casas marcadas com o sangue do cordeiro pascal, porém matou os primogênitos dos lares que não estavam marcados com esse sangue. Confira Êx 12:21 e ss. Foi a última praga divina lançada sobre o Egito. Logo após, o povo de Israel foi liberto da escravidão e partiu para Canaã.
Jesus Cristo também comemorou a páscoa, mas em sua última ceia conferiu um novo significado a ela. Assim, a morte e a ressurreição de Cristo, ocorridas exatamente no período da páscoa, são eventos primordiais para os cristãos. Jesus é o “Cordeiro pascal”, pois nos concede expiação dos pecados e livramento dos inimigos de nossa alma.
Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado – 1 Co 5:7b.
Em Cristo, encontramos um êxodo que nos liberta da velha vida e de sua escravização ao pecado. Em Cristo, todos os homens podem tornar-se filhos de Deus:
Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos – Gl 4:4,5;
transformados segundo a imagem do Filho:
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos – Rm 8:29;
e então participantes da natureza divina:
Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça – 2 Pe 1:4.
Não pertencemos mais a este mundo, esperamos o dia em que chegaremos à Cidade celeste, nossa pátria prometida.
Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido – Ap 21:2.
Estou orando pra que no tempo certo você publique o livro com os estudos.
ResponderExcluirVocê tem dom pra escrever.Claro que quem lê tem assunto, mas é preciso habilidade pra comunicar de forma eficaz.E Deus sabe porque deu isso a você. Parabéns!
Feliz "pessach" !!!
Meu querido irmao, leio todos os dias o blog com meu esposo, e temos sido edificados espiritualmente. Deus o abencoe, e, como acabamos de chegar de um culto de pascoa, q vc tenha um otimo dia de "lembranca" do sacrificio por nos :)
ResponderExcluirDeus abencoe,
Ana e Verlin Boechat Wiebe
“Não pertencemos mais a este mundo, esperamos o dia em que chegaremos à Cidade celeste, nossa pátria prometida.”
ResponderExcluirEssa sua última frase chamou a minha atenção de uma forma especial. Ainda neste final de semana, estava em um retiro cujo tema da EBD foi “arrebatamento”. Imediatamente lembrei de um desejo antigo e que tenho expressado com uma certa constância a Deus nestes últimos dias: aguardar “aquele grande dia”. Isso começou no rompimento do ano novo. Como faço aniversário em 31 de dezembro, o início do ano tem uma significação especial para mim. Neste ano minha mente esteve voltada para as minhas imperfeições e quanto almejo “aquele grande dia”.
Passei uma grande decepção pessoal por ocasião do Natal e isto me doeu até o retiro de carnaval, quando Deus me restaurou (mais uma vez, diga-se de passagem!). Desde que o problema começou eu só desejo que este dia chegue. Alguns almejam o céu por causa da tranqüilidade, outros por causa das ruas de ouro e cristal; mas eu, anseio por aquele dia porque já não terei mais lembrança dos meus pecados, das injustiças cometidas, das dores causadas ao meu Senhor devido às minhas imperfeições. A partir daquele dia (o Hoje eterno de Deus) eu só viverei para Ele, só pensarei nEle, só louvarei a Ele e nada mais fará separação entre mim e o meu Senhor.
É ou não é um desejo e tanto?
Que Deus em Cristo continue abençoando a sua vida!
Del