Translate

sexta-feira, 21 de março de 2008

Páscoa cristã

Nossa palavra portuguesa “páscoa” é derivada da palavra hebraica “pasach”, que significa “saltar por cima” ou “passar por sobre”.

A páscoa foi instituída quando o anjo da morte passou por sobre as casas marcadas com o sangue do cordeiro pascal, porém matou os primogênitos dos lares que não estavam marcados com esse sangue. Confira Êx 12:21 e ss. Foi a última praga divina lançada sobre o Egito. Logo após, o povo de Israel foi liberto da escravidão e partiu para Canaã.

Jesus Cristo também comemorou a páscoa, mas em sua última ceia conferiu um novo significado a ela. Assim, a morte e a ressurreição de Cristo, ocorridas exatamente no período da páscoa, são eventos primordiais para os cristãos. Jesus é o “Cordeiro pascal”, pois nos concede expiação dos pecados e livramento dos inimigos de nossa alma.

Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado – 1 Co 5:7b.

Em Cristo, encontramos um êxodo que nos liberta da velha vida e de sua escravização ao pecado. Em Cristo, todos os homens podem tornar-se filhos de Deus:

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos – Gl 4:4,5;

transformados segundo a imagem do Filho:

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos – Rm 8:29;

e então participantes da natureza divina:

Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça – 2 Pe 1:4.

Não pertencemos mais a este mundo, esperamos o dia em que chegaremos à Cidade celeste, nossa pátria prometida.

Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido – Ap 21:2.

3 comentários:

  1. Estou orando pra que no tempo certo você publique o livro com os estudos.
    Você tem dom pra escrever.Claro que quem lê tem assunto, mas é preciso habilidade pra comunicar de forma eficaz.E Deus sabe porque deu isso a você. Parabéns!
    Feliz "pessach" !!!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido irmao, leio todos os dias o blog com meu esposo, e temos sido edificados espiritualmente. Deus o abencoe, e, como acabamos de chegar de um culto de pascoa, q vc tenha um otimo dia de "lembranca" do sacrificio por nos :)

    Deus abencoe,

    Ana e Verlin Boechat Wiebe

    ResponderExcluir
  3. “Não pertencemos mais a este mundo, esperamos o dia em que chegaremos à Cidade celeste, nossa pátria prometida.”
    Essa sua última frase chamou a minha atenção de uma forma especial. Ainda neste final de semana, estava em um retiro cujo tema da EBD foi “arrebatamento”. Imediatamente lembrei de um desejo antigo e que tenho expressado com uma certa constância a Deus nestes últimos dias: aguardar “aquele grande dia”. Isso começou no rompimento do ano novo. Como faço aniversário em 31 de dezembro, o início do ano tem uma significação especial para mim. Neste ano minha mente esteve voltada para as minhas imperfeições e quanto almejo “aquele grande dia”.

    Passei uma grande decepção pessoal por ocasião do Natal e isto me doeu até o retiro de carnaval, quando Deus me restaurou (mais uma vez, diga-se de passagem!). Desde que o problema começou eu só desejo que este dia chegue. Alguns almejam o céu por causa da tranqüilidade, outros por causa das ruas de ouro e cristal; mas eu, anseio por aquele dia porque já não terei mais lembrança dos meus pecados, das injustiças cometidas, das dores causadas ao meu Senhor devido às minhas imperfeições. A partir daquele dia (o Hoje eterno de Deus) eu só viverei para Ele, só pensarei nEle, só louvarei a Ele e nada mais fará separação entre mim e o meu Senhor.

    É ou não é um desejo e tanto?

    Que Deus em Cristo continue abençoando a sua vida!

    Del

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.