Translate

quarta-feira, 26 de março de 2008

Um pensamento sobre o ministério pastoral

“Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho”. 1 Pedro 5:3.

Há um aspecto subjetivo do ministério pastoral que não pode ser esquecido: a influência exercida pelos líderes espirituais sobre os seus liderados. Tal influência é enorme e, por isso, creio ser um grande desafio para o pastor não ceder à tentação de se transformar em um manipulador de vidas. Diante da carência existencial e espiritual da humanidade do século XXI, o ministério pastoral deve ser uma espécie de farol para o qual os náufragos da pós-modernidade possam olhar e encontrar um rumo para suas vidas.

6 comentários:

  1. Graça e paz!

    Como sempre tenho amado suas observações.

    Hoje em dia é muito comum encontrarmos pessoas que assumem o pastorado sem ter o chamado para tal ministério. Acredito ser esse o maior empecilho para que esta árdua posição seja ocupada de forma a contribuir para aquilo para o qual foi levantada por Deus.

    Em Isaías 56: 11 o Senhor fala um pouco sobre este tipo de pastor, dizendo: “E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte”.

    Todavia, ainda há aqueles que se preocupam com as almas que estão sob sua responsabilidade. Não cabe ao Pastor se intrometer na vida das pessoas, mas cabe-lhes a responsabilidade de vigiar e velar por seu rebanho, haja vista que darão conta dessas almas a Deus. Se ele estiver atento e aconselhar corretamente, estará livre do sangue daquele, se não, o sangue do inocente será cobrado da sua mão.

    Mas àqueles que não têem um pastor segundo as Escrituras, dou um conselho: ore ao Pai das Luzes que ele concederá um pastor segundo o seu coração, como está escrito: “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência” (Jer. 3: 15).

    Del

    ResponderExcluir
  2. O lider espiritual tem realmente q viver de uma maneira q o velho homem nao tente aparecer, pra manipular, pq quando isso acontece e o manipulado cai na real, o resultado nao eh bom.
    (estamos passando por isso aki no canada, ore por nos..)

    ResponderExcluir
  3. A autoridade que Deus nos confia está baseada no amor, na misericórdia e na humildade. No reino da luz "ser lider é ser servo."
    Vejo, com muita tristeza nos dias de hoje, lideranças equivocadas a este respeito. Autoritarismo ao invés de autoridade; falta de entendimento das coisas de Deus; banalização da santidade; carisma em detrimento do caráter; ministérios infrutíferos afundados na religiosidade ou na arrogância, no orgulho e na independência de Deus; o estudo bíblico não é mais valorizado; a Palavra é romantizada caindo, algumas vezes ,em engano; muitos pastores chamados por homens e não por DEus...em fim!
    Que nosso bom Deus, infinito em misericórdia, nos ajude a prosseguir nos detendo apenas no que é bom, procurando olhar para os verdadeiros referencias de Deus na terra até que Ele venha.
    Abraço!
    Batista Missionária
    Belém-Pa

    ResponderExcluir
  4. Pastorear é um dom.As Escrituras deixam isto muito claro. O problema é que tem muita gente "se" consagrando pastor.Mas,também as Escrituras mostram que isso não é de hoje - não há nada de novo debaixo do céu.Teve gente querendo "comprar" unção, imitar apóstolo, enfim, as coisas se repetem.
    E Deus não muda.E ELe mesmo é quem preserva os Seus em meio a tudo isso.Os ministérios realmente credenciados por Seu chamado sempre prevalecem, ainda que em meio a espinhos.O Senhor sempre faz diferença entre o que serve a Deus e o que não serve.

    ResponderExcluir
  5. "A transformação do povo está diretamente vinculada à transformação do lider."(O Obreiro Aprovado: Pr. Coty).
    "Pessoas emfermas pregam um evangelho enfermo e contaminado. A pregação do Evangelho que centraliza as necessidades humanas e não a cruz e o senhorio de Cristo está corrompida pelo humanismo secular. O evangelho sem a cruz produz uma igreja fraca, vulnerável e incapaz.
    O alto contingente de membros em muitas denominações evangélicas algumas vezes tem sido um atestado de baixa qualidade, ou seja, de como a Igreja tem feito pouca diferença apesar do seu tamanho.
    Alguém já disse que o maior inimigo de um lider é o sucesso. Então, chegar ao sucesso pode até ser fácil, e muitos o alcançam, porém permanecer nele é para poucos."(O Avivamento do Odre Novo: Pr. Coty)
    Não só eu, mas muitos oram pelo ministério que Deus lhe confiou. Você é um dos poucos que sabem fazer a diferença, querido amigo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. "Na mesma intensidade que o apocalipse se descortina, a tarefa da liderança nas igrejas de pregar o Evangelho e discipular as nações torna-se mais desafiante. Se queremos agradar a Deus é necessário sacudir o pó da religiosidade e nos convertermos a uma fé sábia capaz de traduzir o sacrifício de Jesus numa dimensão que supere a "multiplicação da iniquidade" e a satanização do mundo que culminará no governo do anticristo." Pr.Coty
    Querido amigo, que nosso bondoso Deus nos ajude a continuar fazendo a diferença nessa gereção tão corrompida e de uma falência moral tão devastadora!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Olá, agradeço sua visita!
Por favor, peço que os comentários sejam breves, para serem melhor aproveitados por todos (COMENTÁRIOS EXTENSOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS).
Esclareço também que COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS.
Conto com sua compreensão.
Desejo que a paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo venha sobre sua vida!
Abraços,
Nill.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.